Pilates é opção para quem não gosta de rotina

 

Redação Grande Jogada

Fortalecimento, melhora da consciência corporal, da postura, do equilíbrio, da capacidade respiratória, do desempenho de atletas, da flexibilidade…  a lista de benefícios trazidos pelo Pilates é grande e não para por aí. Para completar, ainda é uma importante ferramenta no tratamento de diversas doenças. Por conta de tudo isso, ele vem ganhando cada vez mais destaque entre quem procura algum exercício físico.

A fisioterapeuta e professora de Pilates, Caroline Zacariotto Silva, destacou que o Pilates é voltado para pessoas de todas as idades. Vale ressaltar que no caso dos idosos os exercícios ainda ajudam a evitar a perda de massa muscular, manter a funcionalidade, e colabora no combate a doenças crônicas e atua na prevenção de quedas.

Segundo ela, as aulas de Pilates não seguem um padrão, como ocorre em algumas atividades físicas, sendo que cada aluno terá exercícios personalizados. “O método é voltado para o aluno, nenhuma aula é igual a outra”, contou.

O tipo de movimento a ser executado também varia de acordo com as habilidades e as metas de cada um. “Os exercícios são feitos de acordo com o objetivo de cada aluno”.

Para a prática de Pilates, não existem muitas exigências prévias, mas, verificar as condições físicas são recomendadas. “O ideal antes de iniciar qualquer atividade é passar por uma avaliação médica, mas não é preciso ter indicação”, explicou.

Além disso, ela ainda orienta que ao escolher um local para praticar Pilates, o aluno verifique a qualificação dos professores e a estrutura do local. Depois disso, é só se dedicar, seguir as orientações e em pouco tempo o resultado da atividade deve ser verificado. Em dez sessões o aluno já deve começar a verificar melhorias em seu corpo.

A advogada Luciana Ricci já há algum tempo pratica Pilates e assegura o sucesso do método. “As melhorias foram significativas na flexibilidade, força, disposição, além da superação”, valorizou.

Gestantes

Entre as gestantes, a prática de Pilates tem ganhado destaque. Para a realização da atividade, é preciso autorização médica e o acompanhamento de um profissional preparado para a atividade. Com estes cuidados seguidos para garantir a saúde da mamãe e do bebê, a realização do exercício só traz benefícios e podem ser iniciados já a partir do primeiro trimestre.

Caroline explicou que para as grávidas, as aulas são planejadas de forma especial. Neste caso, o foco do trabalho é condicionar o corpo e prepará-lo para o parto. “Os exercícios ainda ajudam a preparar o corpo da mulher para aguentar o peso extra da barriga, combatem o inchaço, facilitam o nascimento no parto normal e reduzem o risco de incontinência urinária na gravidez e pós-parto”, destacou.

Atletas

No caso dos atletas, além de todos os benefícios que o método Pilates garante para os seus praticantes, ele contribui para aumentar o desempenho e ainda ajuda a prevenir lesões.

Outras vantagens são trabalhar os desequilíbrios musculares causados pelos movimentos do esporte praticado e aumentar a capacidade respiratória.

 

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