ESTILO DE VIDA: O ESPÍRITO OLÍMPICO

Mas o que é o tão falado Espírito Olímpico? Espírito Olímpico significa esforço, a motivação das pessoas em busca de um sonho, a garra, a superação para atingir seu objetivo no seu esporte. Você já parou pra pensar quanto a Olimpíada e o Espírito Olímpico podem influenciar sua vida?

Milhares de atletas buscam se superar a cada dia, realizar seus melhores tempos, atingir novos recordes e você se pergunta o que isso tem a ver com a minha vida? Talvez você esteja aí sentado no sofá esperando chegar segunda-feira pra começar uma dieta, esperando a crise passar para poder se matricular em uma academia.

Será que é mesmo preciso sempre esperar o amanhã para fazer o que você sonha hoje? Claro que não! O primeiro passo é definir o que você gosta de fazer. Escolha seu esporte preferido e se isso não for possível por falta de dinheiro, lembre-se de quantos atletas também passam pelo mesmo problema por falta de patrocínio.

Hoje em dia, é possível participar de atividades coletivas em projetos sociais, por exemplo, ou fazer atividades aeróbias no cantinho da sua sala. Mas se seu foco é ter saúde e você está disposto a mudar a sua vida completamente é possível realizar esse sonho sem mesmo pagar nada! Correr, caminhar, pular corda e jogar bola com os amigos são atividades prazerosas que você pode fazer sozinho ou em grupo e melhor, sem gastar um tostão!

Posso falar sobre minha experiência. Quando decidi fazer musculação e melhorar meu corpo depois de ter emagrecido cinquenta quilos, não foi nada fácil adaptar minha rotina de trabalho, estudo e familiar com o meu esporte, mas o sonho de ter um corpo mais bonito ia muito além desses problemas iniciais.

Eu busquei treinos que eram possíveis fazer com o peso do próprio corpo, subindo escadas, com “halteres” feitos de garrafas pet, cargas feitas de sacos de arroz… E isso foi suficiente? Para o início sim! Tirei meu corpo da zona de conforto e ele já começou a mudar, mas como eu queria algo mais, precisei frequentar a academia com mais regularidade e isso foi só uma questão de tempo, com a ajuda essencial da minha família tudo foi se encaixando. É isso que quero que vejam, que nada no mundo pode atrapalhar seu sonho! Seja de emagrecer ou de ser qualquer coisa que queira ser! O principal é dar o primeiro passo.

Não sabe como começar? Comece planejando, um bom planejamento é a chave do sucesso, não abra mão do que você quer, insira pouco a pouco o esporte na sua vida e logo você vai sentir tanta dependência que não vai conseguir mais parar. Se não deu certo na primeira, não desista, mude o planejamento e recomece! Grandes atletas caíram e se levantaram várias vezes até chegar à Olimpíada. Deixe o espírito olímpico tomar conta de você, mude de atitude, busque seu melhor, dê o máximo de si e conseguirá atingir seu objetivo. Consiga uma companhia para sua atividade física, pessoas com objetivos em comum têm muita força e dividir seus problemas e conseguir soluções em conjunto torna tudo muito mais fácil. Um certamente impedirá o outro de desistir. E por fim, sinta o espírito olímpico todos os dias, supere seus limites, motive-se, desafie-se, faça isso por você, por sua saúde e bem estar, você vai ver o quanto vai se sentir especial por ter conseguido começar e depois de ter chegado onde sempre quis chegar.

**Elaine Cristina Navarro é estudante de pedagogia e tem uma página de motivação ao emagrecimento saudável

Next Post

Esporte & Cultura: O atleta e o prêmio

qua ago 17 , 2016
Nada é mais cobiçado por um atleta olímpico do que uma medalha. Além do material precioso e do trabalho artístico que a decora, o objeto possui o valor simbólico da conquista e superioridade. Ela representa para quem a conquistou a vitória sobre si e seu adversário. A premiação com medalhas […]