ELE NOS ENSINA A VER A VIDA

Desde sua primeira edição, o GRANDE JOGADA busca, a cada matéria, mostrar que o esporte é muito mais do que um gol, uma cesta de três pontos, uma cortada decisiva ou a pedalada final de uma corrida. Aqui, o esporte é visto como uma ferramenta de transformação em vários aspectos. Nas primeiras edições falamos de esporte, educação e escrita sem a pretensão de esgotar o tema.

Nesta e nas próximas semanas você vai ver como o esporte ajuda a incluir pessoas com algum tipo de deficiência no cotidiano da sociedade e o quanto elas podem ensinar a quem estiver disposto a aprender. Para começar, a história do jornalista Glauco Lauri. Deficiente visual desde 1996, (até então enxergava normalmente), ele faz a assessoria de imprensa da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) de Itapira.

Funcionário admitido por meio de concurso, a perda total da visão está longe de ser um impedimento para que ele exerça as atividades profissionais do seu dia a dia, com a ajuda de equipamentos adaptados. Lauri conta que nos momentos mais difíceis, logo após ter sido atingido pela enfermidade, apaixonado pelo esporte como sempre foi, teve na prática esportiva da corrida e da caminhada um dos pilares para sua recuperação.

Naturalmente, em um primeiro momento, foram necessárias fazer algumas adaptações e, aos poucos, ir se acostumando a uma realidade na qual coisas que antes eram tão simples agora demandavam um esforço maior. Nada que fizesse o jovem de 49 anos a época desanimar e ficar se lamentando. Foi aí que o esporte entrou em cena.

“Com o esporte percebi que podia recomeçar, manter e cuidar da minha saúde, realizar uma atividade física, aumentar a minha autoestima, minha confiança e até melhorar a postura”.

Leia a matéria completa no GRANDE JOGADA desta sexta-feira, 26.

Next Post

CAPOEIRA E RESSOCIALIZAÇÃO

sex ago 26 , 2016
Esporte e dança milenares. Incorporada pela cultura brasileira desde a chegada dos primeiros africanos ao país, ela é uma mistura de sons, ritmos, passos e movimentos que trafegam entre a aspereza da luta e a leveza do jogo. Com penetração em diversas classes sociais, ela representa muito em uma das […]