MUNDO FITNESS: Frango com Batata Doce = Poção mágica?

Maísa Magalhães*

Estamos em uma “Era Fitness”, em que nunca se ouviu falar tanto da dupla frango e batata doce! Seriam eles a base da alimentação dos que procuram ter um corpo perfeito? Mas, o que tem afinal essa combinação tão consagrada? E se eu não gostar deles, será que nunca terei o corpo em forma?

Vamos entender alguns pontos. O frango é citado, como uma fonte de proteínas, que é o nutriente responsável pela construção e manutenção da massa muscular, pele, cabelos, unhas. Mas, outras carnes, como a bovina, suína, peixes e também os ovos e mesmo o whey protein (vem do soro do leite), são exemplos de alimentos proteicos assim como o frango. O que leva à escolha pelo frango, seria o fato de ser uma carne considerada mais magra e mais acessível. Porém, é preciso saber que isso não justifica a escolha única por ele. Você pode e deve variar o consumo das proteínas, alternando com outras opções.

Mas “nutri”, as carnes e ovos não têm muita gordura?  A resposta é que mesmo que sejam carnes mais gordas ou gema de ovo, sabe-se atualmente que esta gordura natural presente no alimento não é a vilã da sua saúde e boa forma. O vilão absoluto é o açúcar, a farinha e o consumo excessivo de carboidrato e produtos industrializados. Portanto, o frango grelhado e zerado de gordura não precisa ser sua a única escolha proteica, desde que sua alimentação seja balanceada.

Lembre-se: nenhum alimento por si só é capaz de fazer milagres pela sua saúde ou boa forma. É necessário que a dieta esteja equilibrada em um total, com variação de alimentos e nutrientes para que alcance bons resultados. O mesmo acontece com a batata doce. Ela não é nenhuma fórmula mágica, é apenas uma fonte natural de carboidratos, rica em vitaminas e fibras, mas que pode, sem problema algum, ser trocada por outras raízes como a mandioca, inhame, cará ou mesmo pelo arroz integral, caso não goste dela!

Tem muita gente deixando de comer o tradicional arroz e feijão e trocando exclusivamente pela batata doce porque “ouviu falar que emagrece e ganha músculos”. A notícia é que mais uma vez não existe milagre. É praticamente a mesma coisa comer um ou outro. Emagrecer ou ganhar massa muscular vai depender da sua dieta no dia inteiro, na semana inteira e no mês inteiro.

Por isso não adianta escolher um único alimento, porque provavelmente você vai enjoar e não vai te fazer bem. Se sua escolha é porque leu que a batata doce tem um menor índice glicêmico, saiba que o feijão tem menos ainda. Então, dieta não precisa e nem deve ser muito restrita ou à base de frango e batata doce. Se você gosta dessa dupla, ótimo. Fazem bem sim e são excelentes opções para qualquer refeição e horário. Mas, “frango com batata doce” não é regra. Pode ser mandioca com carne moída, batata-baroa com peixe ou tantas outras combinações equivalentes, variando com outros alimentos. Digo que muita coisa mudou no que se refere à dieta. Antigamente, as dietas costumavam ser muito restritas e se passava fome. Hoje sabemos que o que conta é o equilíbrio para que se crie novos hábitos e naturalmente se escolha alimentos mais saudáveis. E dieta pode sim ser muito gostosa, acessível e não se resumir apenas ao frango e batata doce.

*Maísa Magalhães é Nutricionista e atual Vice Campeã do Concurso ‘Garota Fitness Brasil 2016’

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