Itapira: Propostas do prefeito reeleito para o esporte

Neste domingo, 02, os eleitores de todo o Brasil foram as urnas para escolher os prefeitos e vereadores que vão comandar as cidades pelos próximos quatro anos.  Na sexta-feira anterior, 30, o GRANDE JOGADA havia trazido em sua versão impressa entrevistas com as propostas para o Esporte de todos os candidatos que disputavam a Prefeitura nas cidades de Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Itapira. Agora, aqui no site, você confere as propostas dos vencedores do pleito. Confira a entrevista com o candidato reeleito em Itapira, José Natalino Paganini (PSDB).

 

PAGANINI

(José Natalino Paganini)

 Partido: PSDB

Vice-Prefeito: Firmino (Firmino Sanches Filho)

 

Grande Jogada: Como Você avalia a atual situação do esporte na sua cidade?

Paganini: Entendo que conseguimos, através de uma nova diretriz para a Secretaria de Esportes e Lazer, organizar e valorizar o esporte em Itapira em todas as suas modalidades. Atendemos a todas as modalidades do quadro da Secretaria, participando em campeonatos através de Federações, Associações, Ligas etc. Além de nossas modalidades atendemos a vários outras que buscam nosso apoio. Ampliamos as modalidades esportivas como; Bicicross, Jiu-jitsu. Ampliamos o atendimento aos grupos de melhor idade que passaram de dois grupos, para 12 grupos. Fizemos a recuperação dos espaços esportivos, como o Itapirão e o Centro Esportivo “João Momesso”, nos Prados, e instalamos equipamentos como a Academia da Saúde “Darcy Queluz” e 11 academias ao ar livre. É de se destacar que a Academia de Saúde está em um complexo esportivo na Rua Fenizio Marchini que engloba ainda a pista de esportes radicais e a pista de bicicross. Além desses espaços recuperados temos várias quadras sendo revitalizadas, além de uma grande obra no Centro de Lazer “Hideraldo Luiz Bellini” que está no aguardo do repasse de verba pelo governo federal.

 

Grande Jogada: Quais os seus principais projetos para o setor?

Paganini: Continuaremos valorizando todas as modalidades esportivas através de apoio para sua prática no município e para sua presença em torneios e campeonatos locais, regionais e estaduais. Continuaremos incentivando a formação esportiva de crianças e adolescentes. Daremos amplo apoio à prática esportiva na Terceira Idade, como já estamos fazendo, buscando criar mais núcleos deste segmento nos bairros. Continuaremos buscando e trazendo verbas estaduais e federais para melhorar e ampliar nossos espaços esportivos.

 

Grande Jogada: Muito se fala que o esporte é uma importante ferramenta para evitar problemas de violência, saúde, entre tantos outros. O que pretende oferecer para as crianças para envolvê-las neste estilo de vida saudável que pode render frutos para o futuro?

Paganini: Endentemos que o Esporte é um formador de pessoas. Através dele podemos transformar uma comunidade, um bairro uma cidade. Nossa proposta é de manter os trabalhos existentes e buscar novas parcerias e projetos esportivos através da Lei de incentivo estadual e federal para aplicarmos projetos sociais esportivos e culturais nos locais mais carentes e com índices que visem essa aplicação de projetos. Através dele, verificar potencialidades esportivas e encaminhar as modalidades de treinamento que por muitas vezes consegue levar esse aluno/atleta a novos horizontes de formação.

 

Grande Jogada: O esporte é uma das pastas que menos conta com receita. Como driblar esta situação para garantir os investimentos necessários?

Paganini: Buscamos nesses últimos anos estruturar os investimentos. Aplicar em todas de acordo com sua demanda e qualidade do trabalho. Infelizmente a receita vem caindo ano a ano e isso dificulta os trabalhos. Estamos buscando recursos e parcerias com os governos estaduais e federais para atender esse crescimento.

 

Grande Jogada: Hoje, os ginásios e praças esportivas contam com necessidade de reformas e ampliações. Qual seu compromisso a respeito do assunto?

Paganini: Nossos espaços estão recebendo melhorias desde 2013 com a nova gestão.

Classifico algumas: Reforma do ginásio de esportes “Benedito Alves de Lima; Criamos a complexo Esportivo do “Prados”; Pintura de todo ginásio “José Carlos Malandrin”; Construção da quadra de Vôlei de areia; Construção do novo vestiário; Construção de banheiros para o Bocha; Reforma da cancha de bocha; Recuperação de todo entorno do campo, com alambrados e novas gramas; Colocação da academia ao Ar Livre; Estacionamento recuperado e construção de um novo estacionamento; Reforma de todo entorno do campo de Futebol “Alcides Lauri”; Construção de calçada em todo seu entorno; Pintura e gramado novo em todo seu entorno; Academia ao ar livre; Novos brinquedos de playground; Revitalização dos espaços e criação do Complexo Esportivo do “Penhão”; Construção da Academia da Saúde (pela Secretaria de Saúde) onde executamos diversas atividades físicas esportivas; Revitalização da Pista de Skate, com nova iluminação, pintura e grades no entorno; Reforma da pista de Bicicross; Colocação de grade em todo seu entorno, com construção de calçada em sua extensão; Academia ao ar livre Ginásio de Esportes “José Bonifácio Coutinho Nogueira”; Pintura em todo ginásio;  Melhorias no espaço de lutas; Melhorias na piscina e vestiários. Reforma do Centro de Lazer “Hideraldo Luiz Bellini”; Está reforma está parada no momento devido a repasses do governo federal, e estamos aguardando o andamento das conclusões e sequência da reforma; Está incluso na reforma o Ginásio de Esportes “Santo Breda Sobrinho”, a quadra externa, a cancha de bocha, construção da Cancha de malha e campo de futebol; Recuperamos várias quadras poliesportivas, nos seguintes bairros; Boa Vista, Figueiredo, Flávio Zacchi,Vila Izaura,Vila Bazani, Barão (duas), Eleutério, Ponte Nova, Prados, José Secchi, Dela Rocha, Jardim Raquel e Penha do Rio do Peixe. Adequações no estádio municipal “Coronel Francisco Vieira”; Pintura, numeração, iluminação, novos portões de acesso, asfalto em diversas partes para melhorar o deslocamento; Pista de atletismo “José de Oliveira Barreto Sobrinho”; Recuperação da reforma que estava parada desde 2018; Setor de lançamento (peso, disco, martelo); Reforma do salão de ginástica;  Reforma dos vestiários; Reforma do setor de salto em distância; Colocação de placas de metragem; Construção do Bar; Reforma da sala de multiuso do Lazer para aplicação de aulas de Yoga. Adquirimos, compramos e instalamos várias academias ao ar livre Parque Juca Mulato, Humberto Carlos Passarela, Santa Fé, Calçadão Prados (Próx. Baia), Prados (complexo esportivo), Istor Luppi, Betinho, Vila Boa Esperança, Jd Itamaracá, Complexo do Penhão, Barão, Eleutério, Ponte Nova, Braz Cavenaghi(em fase de instalação), Jd. Guarujá (em fase de instalação); Construção da Pista de CXO e montain Bike no Distrito Industrial “Juvenal Leite”; Recuperação do Campo de Futebol no Distrito “Juvenal Leite” (em andamento).

 

Grande Jogada: Novos ginásios, campos ou praças de outros esportes serão construídos em sua gestão? Quais bairros terão prioridade?

Paganini: Pretendemos primeiramente dar continuidade em recuperar os espaços esportivos já existentes. Vamos buscar aos governos estadual e federal essas reformas e novos equipamentos esportivos. Elas serão priorizadas nos locais com menor acesso aos espaços esportivos ou com espaços de infraestrutura de menor qualidade.

 

Grande Jogada: Como o esporte será tratado na escola? Como lazer ou ferramenta de educação e de prospecção de jovens talentos?

Paganini: Resposta pela Secretaria de Educação

 

Grande Jogada: Atualmente os campeonatos de futebol são organizados pela Secretaria de Esportes. Eles seguirão com a pasta ou alguma liga será criada?

Paganini: No passado já foi organizada por uma associação formada pelos dirigentes de equipes. Após muitos problemas de organização e dificuldades, passou a ser organizada pela S.E.L. (Secretaria de Esporte e Lazer). Hoje é promovida pela Prefeitura Municipal e organização e realização da S.E.L.. A atual administração não tem intenção de passar essa organização, já que temos respaldo positivo das equipes quanto a organização e realização.

 

Grande Jogada: Qual será a relação do seu governo com a Esportiva Itapirense? Quais projetos podem ser executados para que o clube cresça e a comunidade seja beneficiada?

Paganini: Nossa relação é de parceria e apoio ao Clube. Nós mantemos a estrutura física e funcional do Estádio Coronel Francisco Vieira entre outras estruturas que cedemos para treinamento, o Clube Sociedade Esportiva Itapirense é a responsável pela organização, realização e financeira sobre as participações e contratações das equipes que participam da FPF. Possuímos categorias de base desde o sub11 ao sub17, que pode ser aproveitado as potencialidades para o Clube.

Next Post

Guaçu: Propostas do prefeito para o esporte

ter out 4 , 2016
Neste domingo, 02, os eleitores de todo o Brasil foram as urnas para escolher os prefeitos e vereadores que vão comandar as cidades pelos próximos quatro anos.  Na sexta-feira anterior, 30, o GRANDE JOGADA havia trazido em sua versão impressa entrevistas com as propostas para o Esporte de todos os […]