Esporte & Cultura: Mente e corpo

Francisco Sabadini*

Colocar a resistência física e mental à prova é tarefa que os adeptos do triatlo estão acostumados. Relativamente novo, o triatlo é um esporte multi-modalidades que agrupa a prática da natação, ciclismo e corrida de forma contínua durante uma competição. Alguns atletas costumam dizer que existe a quarta modalidade, uma vez que a transição entre natação e ciclismo, por um lado, e ciclismo e corrida, por outro, requerem muita agilidade e atenção na execução para que não se perca tempo e nem corra o risco da desclassificação. Jonathan Brownlee, triatleta britânico, perdeu a medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres após sofrer uma penalidade de 30 segundos por cometer um erro durante o desmonte da bicicleta.

Além de calcular o tempo e estar atento às regras, o competidor deve ser um estrategista para enfrentar condições climáticas desfavoráveis, administrar seu gasto de energia e manter a mente focada na prova.

Idealizado em 1974, nos Estados Unidos, o triatlo era no início uma atividade que os membros do atletismo deveriam praticar durante o período de férias para manterem a forma. Eram atividades mais descontraídas como nado e o ciclismo, embora houvesse um teste após as férias com o intuito de verificar aqueles que, de fato, haviam cumprido as recomendações dos instrutores. Não demorou para que o período dos testes se tornasse um momento de disputa entre os atletas que se empenhavam para ser o mais resistente e preparado. Assim, o que antes era uma avaliação foi tomando os contornos de uma disputa.

A primeira competição importante, o Ironman, aconteceu 1978, no Havaí, mas o esporte só foi incorporado aos jogos olímpicos em 2000, nas Olimpíadas de Sydney. Apesar da breve história do triatlo, o conceito de esporte eclético já agradava a indivíduos em outras épocas.

Uma atividade esportiva envolvendo várias modalidades e atletas versáteis já estava presente na Grécia Antiga. Como mencionado em uma edição anterior da coluna Esporte e Cultura, na antiguidade havia o pentatlo, esporte composto pelas modalidades de lançamento de disco, lançamento de dardo, luta grega, corrida e salto em distância. Nos textos antigos não faltam exemplos de competidores participando em mais de um tipo de esporte, mas talvez o indício mais curioso seja a também já mencionada sepultura de um atleta do século V a.C. A descoberta feita na década de 1950 na Itália revelou o esqueleto e os prêmios de um atleta que provavelmente competiu em várias modalidades.

Hoje, o triatlo ganha espaço entre atletas e curiosos do esporte e pode ser disputador em diferentes tipos de provas com variação nas distâncias e nos locais de competição.

 

*Francisco Sabadini é mestrando em Arqueologia pela Universidade de São Paulo

Contato: franciscosabadini@hotmail.com