PROMESSAS DE ANO NOVO

Elaine Cristina Navarro*

 

Quem nunca prometeu mundos e fundos no final do ano e depois deixou tudo passar batido? Todo ano é a mesma coisa! Fazemos a nossa lista gigante de desejos para o ano que vem, mas não fazemos nem a metade do que prometemos. Muito menos o planejamento necessário para conseguir atingir os nossos objetivos.

Os desejos principais são emagrecer, entrar numa academia, comer direito, largar vícios, ganhar dinheiro, gastar menos, se divertir mais, trabalhar, estudar, etc. E é possível conseguir atingir todos esses objetivos se for feito um planejamento muito claro e persegui-lo no decorrer do ano. É preciso opinião, dizer: eu quero, eu consigo! Você pode começar agora.

É balela a história de que as coisas começam só na segunda ou só depois do carnaval… Para conseguir seus objetivos você precisa começar já, estabelecer metas realistas e não se desmotivar por qualquer coisa. Defina metas e também datas! Diga: Vou emagrecer dois quilos em um mês e persista até conseguir.

A questão de entrar numa academia ou não, vai depender do seu gosto pelo esporte. Você não precisa necessariamente se matricular numa academia. Caminhar, correr ou pedalar já pode ser um bom começo. Tome gosto pelo esporte escolhido! Se você gosta de estar numa academia, daí sim se matricule. Fazer as coisas forçadamente costuma não dar certo. Gostar do que está fazendo é um passo para manter a assiduidade. Não desista na primeira situação, não fiz isso por que choveu, por que tive um compromisso ou por que não estava bem… Quem quer de fato, faz! Quem não quer, arruma uma desculpa. Não deu certo hoje, persista amanhã!

Todas as pessoas em algum momento da vida sentem desânimo, apatia, falta de vontade de fazer algo ou terminar algo que começou, muitas vezes vem aquela sensação de culpa por não ter alcançado o objetivo. Essa falta de estabilidade vem justamente no momento em que mais precisamos nos motivar e para que isso não aconteça é preciso ter os pés no chão, focar no objetivo ou até mesmo mudar estratégias. Muitas vezes nos concentramos em apenas um caminho e quando vemos já estamos fora dele. Não deixe isso acontecer. Mude o caminho, às vezes só isso basta para continuar a lutar. E se fracassar, não use isso como argumento para desistir! Use como lição e continue sempre e sempre.

Metas de ano novo não devem ser deixadas apenas no papel, elas devem ser renovadas ano a ano e comemoradas sempre que atingidas. Então não deixe para depois, planeje seu ano e mãos a obra, acredite, pois tudo vai dar certo!

 

*Elaine Cristina Navarro é estudante de pedagogia e tem uma página de motivação ao emagrecimento saudável