Depois que o dente caiu e voltou…

Benedito Pigozzi*

Na nossa última publicação, nós orientamos as pessoas no procedimento a ser tomado em caso de trauma nos dentes da frente com perda do elemento dentário. Casos que podem ocorrer, inclusive, durante a prática de atividades físicas. Apenas recapitulando, é importante seguir estes passos: procure o dente, segure-o pela coroa, lave em água corrente sem esfregá-lo, tente colocar de volta no lugar ou procure um dentista em menos de uma hora, enquanto isso o dente deve ficar na água, saliva ou leite.

Após este primeiro passo momentâneo, o paciente deverá procurar um dentista especialista em canal, também chamado de endodontista. Este profissional irá fazer o canal do dente que sofreu o trauma, caiu da boca e foi posto de novo no lugar. A feitura do canal é imprescindível para que não haja infecções ou inflamações futuras. Pode haver também o escurecimento do dente afetado que teve o canal tratado, porém a odontologia moderna também resolve este problema com clareamentos dentários cada vez mais tecnológicos.

O controle semestral de radiografia deverá ser seguido por pelo menos cinco anos. A chance do dente reimplantado se fixar de volta ao osso é grande e muitas vezes ele fica até mais fundido junto ao osso comparado aos outros dentes que não sofreram trauma.

Aparentemente parece bom o dente ficar mais ‘preso’ do que antes, porém, se houver um novo trauma no mesmo elemento, desta vez ele pode não cair e fraturar-se na cavidade bucal juntamente com fragmentos de osso, já que houve uma fusão dente-osso mais potente em relação ao primeiro trauma e posterior reimplante.

Alguns meses depois, o paciente já pode procurar um ortodontista (especialista em aparelhos), para acertar a posição exata do dente que caiu e voltou para a arcada dentária. Isso pode ser feito com aparelhos fixos ou removíveis, com muito cuidado, forças leves e técnicas apuradas, pois, estamos diante de um órgão que foi perdido e reimplantado. Para maiores informações ou questionamentos nos procure. Benedito Pigozzi – www.ortopigozzi.com.br.

*Benedito Pigozzi é mestre e especialista em ortodontia pelas universidades da Austrália, Toronto e Uniararas.

Next Post

Lucas Pratto: "A magnitude do São Paulo me chamou a atenção"

ter fev 14 , 2017
Novo artilheiro do Tricolor, Lucas Pratto foi apresentado nesta segunda-feira (13) e recebeu a camisa 14 das mãos do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva. No Centro de Treinamento da Barra Funda, o dirigente são-paulino deu as boas-vindas ao atacante, que revelou as suas motivações para defender o São […]

Você também quer ler...