Hidrate-se!

Elaine Cristina Navarro*

A água não só é importante para nosso corpo, mas sim indispensável. Cerca de 60% do corpo de uma pessoa adulta é composta por água. Ela também é um importante componente do plasma sanguíneo, que é responsável pelo transporte de nutrientes, sais minerais e oxigênio para nossas células.

Para que funcione bem, o corpo humano precisa de uma quantidade especifica de água, mas muitas pessoas simplesmente ignoram isso e sofrem com problemas de saúde, que poderiam ser facilmente resolvidos se o corpo estivesse bem hidratado.

Existe um cálculo simples para determinar a quantidade de água que devemos tomar diariamente para manter nosso corpo funcionando direitinho. Num adulto, por exemplo, cerca de 35ml por quilos de peso corporal é suficiente. Já num idoso, deve ser entre 20 e 30ml por dia. Ou seja, num adulto com 70 quilos, por exemplo, a quantidade diária deve ser em média de 2 litros e meio por dia.

O ganho de peso, desaceleração do metabolismo, ressecamento da pele e envelhecimento precoce são alguns dos problemas que a escassez de água pode trazer ao nosso corpo. Mas problemas mais sérios como doenças renais, má circulação, colesterol alto, reumatismos e problemas respiratórios também acontecem e devem ter atenção redobrada.

Em todas as épocas do ano devemos consumir água. No verão a desidratação pode ocorrer rapidamente em dias de sol muito forte e principalmente quando atividades físicas são intensas. Mas no inverno o tempo seco e frio também pode causar muitos problemas, principalmente os respiratórios, manter o corpo hidratado é essencial para reduzir os riscos de alergias.

Além de tudo a água tem um papel muito importante na regulação da temperatura corporal, quando está muito calor, suamos e o suor possui água em sua composição, evaporando na superfície da pele causando o resfriamento do nosso corpo. E ela é também responsável por formar as lágrimas, liquido essencial para o funcionamento dos nossos olhos, evitando o ressecamento das córneas.

Normalmente as pessoas esperam sentir sede para ingerir água e quando isso acontece significa que nosso corpo já atingiu níveis muitos baixos e precisa de hidratação. Se você nunca se “lembra” de tomar água, procure sempre manter uma garrafa de dois litros sempre por perto e vá consumindo durante o dia. Existem também aplicativos que ajudam nessa lembrança ou simplesmente programar o despertador do celular também já vai ajudar. Seja qual forma for que utilizar, você deve sempre se hidratar.

*Elaine Cristina Navarro é estudante de pedagogia e tem uma página de motivação ao emagrecimento saudável

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