MUSCULAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

A adolescência é uma fase rodeada de novidades e preocupações, uma delas é com a estética e a aparência física. Muitos adolescentes buscam emagrecer e ficarem bem aos olhos dos outros. Por isso tem aumentado muito a busca desses jovens por treinamentos de musculação nas academias, no entanto o assunto é bem delicado e que precisa ser tratado com muito cuidado.

Nesta fase, o adolescente que ainda está em crescimento precisa ser acompanhado por um profissional qualificado e ter um treinamento adequado para evitar qualquer tipo de lesão que atrapalhe seu desenvolvimento. Exercícios mal executados podem trazer lesões em articulações e músculos e podem comprometer a fase de crescimento deste adolescente.

Muito tem se estudado a respeito desse assunto e, hoje, se conclui que a musculação é sim adequada para todos os tipos de pessoas, sejam para adolescentes, adultos ou idosos, no entanto nem todos os exercícios ou cargas são para todos. Treinamentos mais leves e com supervisão são imprescindíveis nesta fase. Não há uma idade limite para se praticar esportes. Já abordei esse assunto aqui, o que há é bom senso e acompanhamento.

Nem todos os exercícios praticados em uma academia precisam ser necessariamente com cargas elevadíssimas ou em aparelhos mirabolantes. Existem muitos treinamentos com o peso do próprio corpo ou com halteres que já beneficiam o jovem e traz uma estética corporal adequada. É preciso apenas respeitar os limites do próprio corpo, realizar um treinamento adequado e deixar o corpo responder sem atropelos.

Nesse mundo “Fitness” muito se fala sobre o uso de suplementação e até esteróides anabolizantes e quando o fator estético vira vício, isso é sim prejudicial ao adolescente. Nem todas as pessoas precisam de suplementação, quem determina isso é um nutricionista ou médico e o uso de drogas para aumentar o desempenho então, não deveria ocorrer em nenhuma fase da vida, pois traz mais malefícios do que benefícios ao usuário.

O ideal é ter uma alimentação equilibrada, de forma a suprir todas as necessidades desse adolescente, já que construção de músculos também se faz com alimentação. A prática de exercícios físicos seja a musculação ou qualquer outra modalidade é muito importante para todas as pessoas.

Exercícios trazem aumento da autoestima, ao conseguir entrar em forma e ganhar massa magra, ou seja, músculos, o individuo se sente bonito e muito satisfeito consigo mesmo, o que faz com que ganhe muita confiança. Além do que, a socialização proporcionada nestas atividades é muito interessante, conviver com pessoas com os mesmos interesses e objetivos e fazer novas amizades é importante em todas as fases da vida.

Next Post

DE VOLTA PARA CASA 166 DIAS DEPOIS...

qui mar 2 , 2017
O torcedor do Mogi Mirim passou 166 dias sem um jogo de futebol profissional na cidade. Um período marcado por incertezas e um noticiário que transcendeu as quatro linhas. Neste sábado (4), o Sapo volta a jogar como mandante no estádio Vail Chaves. O confronto com o Água Santa, pela […]