Como aproveitar as festas juninas sem engordar

Elaine Cristina Navarro*

E chega a temporada de festas juninas e julinas. Ê trem bão! Mas manter a dieta não é nada fácil nesta época. Com essas festas vem também o friozinho, onde nossa fome e a vontade de comer aumentam também, não é mesmo? Mas não se desespere, é possível fazer trocas inteligentes e não comprometer seu processo de emagrecimento. A dica é: Sempre que for a uma festa onde você sabe que tem muita comida gorda, álcool ou coisas que você gosta muito é se alimentar antes da festa.

Fazer um lanchinho saudável antes faz com que você não sinta tanta vontade assim de comer tudo o que vê pela frente, ficará mais tranquilo para escolher as opções certas e apenas as que te realmente agradam.

A pipoca, típica desta época do ano é uma ótima fonte de fibra e energia e auxilia bastante no bom funcionamento do intestino, mas você deve tomar cuidado com as pipocas de festas que podem ser feitas com manteiga, o ideal é que sejam estouradas com o mínimo de óleo e pouquíssimo sal.

Você terá ainda boas opções milho e pinhão cozido, uma delícia e se consumidos moderadamente e são mais saudáveis. Evite as frituras, bem como pastéis e batatas chips. Prefira o churrasco, que é uma excelente fonte de proteína e vai te deixar mais saciado do que um pastel.

Atualmente também há opções como tapioca e caldos, prefira sempre as opções mais light. Já os docinhos de festa junina são um caso a parte, é impossível resistir! Se houver alguma opção sem açúcar, opte por ele! Pois esses doces geralmente são feitos com muito açúcar ou leite condensado. Se não houver nenhuma opção diet ou light, coma pouco. Pegue as menores opções ou divida com alguém. Assim não se sentirá tão mal por ter comido.

Bebidas alcoólicas como vinho quente e quentão e ainda o tradicional chocolate quente não faltam nestas festas, mas eles são muito calóricos e estimulam ainda mais o apetite, o que vai te fazer comer outros alimentos nada saudáveis. Então modere ou substitua por um refrigerante zero açúcar, ou ainda se possível por um suco de frutas se houver.

Comidas não são os únicos atrativos das festas juninas. Há quadrilha, danças típicas, barracas e brincadeiras e isso você pode curtir muito. Não é preciso comer tudo o que tem numa festa em um dia só, mesmo por que se você pensar bem, as festas se estenderão até julho. Então não se mate de comer em único dia, pois você poderá ir a várias festas. Evite excessos e também levar guloseimas para casa, coma o suficiente apenas no dia, não leve nada para consumir depois, assim aproveitará a festa e não colocará tudo a perder.

*Elaine Cristina Navarro é estudante de pedagogia e tem uma página de motivação ao emagrecimento saudável

Next Post

Acupuntura para quê?

ter jun 13 , 2017
Caroline Zacariotto Silva* A Acupuntura é uma importante técnica da Medicina Tradicional Chinesa, e vem melhorando seu desenvolvimento e refinamento com o passar dos anos. Mesmo tendo origem na China, tem se difundido pelo Brasil. Desta forma e com o objetivo de ampliar a saúde no mundo, a Organização Mundial […]