Coluna Fisio & Saúde: Auriculoterapia

A medicina natural visa o bem-estar do homem como um todo, sendo que qualquer sintoma representa a ação defensiva do organismo numa constante busca pelo equilíbrio. Todas as atividades do nosso corpo têm por objetivo manter essa defesa, sendo regulada pelas leis da natureza, que, quando favorecida, nos traz saúde integral.

A Medicina Tradicional Chinesa é tão antiga quanto a humanidade, pode-se dizer que ela surgiu quando o primeiro homem pressionou ou massageou seu corpo de forma instintiva e assim produziu o alivio da dor. Baseada em conceitos Taoístas e energéticos, ela defende que os indivíduos são constituídos por um conjunto de energias, advindos do céu e da terra, e que fluem por todo o corpo em constante equilíbrio. Quando essa sinergia não ocorre temos a manifestação de patologias.

Desta forma podemos entender que o objetivo principal das técnicas empregadas pela Medicina Tradicional Chinesa tem como objetivo restabelecer o fluxo de energia vital no organismo. Para isso ela usa uma série de recursos, entre estes a Auriculoterapia.

A Acupuntura Auricular é uma técnica muito conhecida, que tem como princípio a representação de todos os sistemas do corpo no pavilhão auricular. Segundo essa teoria o formato da orelha se assemelha ao formato de um feto de cabeça para baixo, sendo capaz de refletir cada parte ou órgão do organismo.

Existem muitos tratados antigos da Medicina Tradicional Chinesa que fazem referência ao uso da Auriculoterapia para prevenção e tratamento de enfermidades. Assim, a observação detalhada do pavilhão auricular – tamanho, textura, coloração e forma – nos permitiria desenvolver um diagnóstico sobre o estado de saúde do indivíduo.

Para entendermos melhor como funciona essa técnica devemos lembrar que a orelha é uma região com inervação abundante. Quando essas inervações são estimuladas por agulhas ou por pressão de materiais pontiagudos (sementes de mostarda são comumente utilizadas com essa finalidade) elas sensibilizam regiões do cérebro. Desta forma cada parte do pavilhão auricular tem relação direta com uma parte do sistema nervoso, sendo capaz de influenciar seus comandos e funções.

Pode-se dizer que os estímulos auriculares desencadeiam vários reflexos corticais, integrando um circuito com capacidade reacional, formando uma teia de ligações, levando a alterações nas respostas do sistema nervoso e neuro-vegetativo.

Os pontos relacionados com algum distúrbio ao desequilíbrio apresentam uma menor resistência elétrica na pele quando comparados a pontos adjacentes, assim quando provocamos um estímulo nestes pontos damos início a um reflexo que substitui o que é enviado pelo órgão ou sistema em desarmonia, melhorando os sinais e sintomas do indivíduo. Considerando o exposto, podemos observar que a Acupuntura Auricular é uma excelente técnica dentre outras da Medicina Tradicional Chinesa, apresentando resultados satisfatórios e eficazes, capazes de otimizar qualquer tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *