Mirco Cevales comanda Day Camp da Free Play

A sexta-feira, 7 de julho, foi especial para os alunos da equipe Free Play/Sejel. Durante o dia todo eles tiveram a companhia de Mirco Cevales, ex-técnico do Esporte Clube Pinheiros e da Seleção Brasileira e que atualmente coordena a natação do SESI-SP. Com sua experiência, Cevales ministrou uma palestra, passou atividades lúdicas e também treinos na água.

O Day Camp da Free Play aconteceu no Clube Mogiano, que, através de sua diretoria e do Departamento de Esporte, cedeu total apoio para a realização da atividade. Pela manhã, Cevales comandou uma palestra, em que, através de um data show, apresentou aos nadadores, um pouco de sua história. Profissionais do Recanto também acompanharam a atividade.

“Mostrei os clubes em que eu passei e em cada um dos slides eu contei uma historinha. Viram crianças com 10, 11 anos de idade e nos slides posteriores, as mesmas crianças, oito, nove anos mais velhas e em um pódio, alguns dentro de outro clube. Fizemos assim um elo da história e da carreira esportiva deles”, afirmou Cevales. O treinador afirmou que tentou aproveitar para dar umas dicas para o dia a dia encima das histórias que foram contadas.

A segunda parte do Day Camp foi lúdica e diferente para os alunos. Ao lado das piscinas do Clube Mogiano, Cevales coordenou um exercício na parte seca. O objetivo foi conscientizar os alunos que alguns movimentos aquáticos podem ser feitos no seco. “Estão acostumados a fazer na água ou na musculação, só que tem gestos motores que podem ser feitos no seco e que podem ajudar na transferência para o molhado. Nós somos seres terrestres e não aquáticos e passei algumas atividades dando esta noção”.

Para finalizar, à tarde, foi a vez da galera cair na água. Na etapa mais aguardada do dia, os alunos receberam instruções sobre os mais variados estilos da natação. E a percepção de Cevales foi que a atividade no seco surtiu efeito rápido nos alunos. “Foi engraçado. Dei o exercício na água, que foi feito similar fora e já deu para ver que houve um efeito positivo”.

O treinador ressaltou que este tipo de atividade, em que conceitos são integrados, é fundamental para o desenvolvimento da modalidade no Brasil. “O que eu penso da natação é que se conversa muito pouco entre os treinadores e a gente passa pouca experiência para as crianças. O Ricardo (Martiniano) vem desenvolvendo um trabalho com a criançada, mas com certeza alguma coisa nova e diferente, seja mais sério ou brincando, a gente está trazendo para a garotada”.

AMÉM

Entre os dias 14 e 15 de julho, quatro alunos da Free Play/Sejel participarão da Clínica de Natação de Alto Rendimento. Esta é a 13ª edição do evento coordenado pelo professor André Luís Ferreira, o Amém, técnico do Pinheiros. A atividade acontecerá no Clube de Campo de Rio Claro. O técnico Ricardo Martiniano estará acompanhado dos atletas Caio Francatto Laudares, Lívia Vicensoti, Gustavo Francatto da Silva e Matheus Augusto Moura Gonçalves. “É mais uma oportunidade para absorção de informações e evolução no esporte. Com certeza iremos aproveita muito desta clínica, ainda mais por ser comandada pelo Amem, que é uma referência na natação nacional”, destacou Martiniano.

Next Post

Vinícius Chagas: exemplo de disciplina e dedicação

sex jul 14 , 2017
O esporte tem o poder transformador nas pessoas. É o caso do atleta Vinícius Chagas, de 17 anos, que integra a categoria juvenil da equipe SEL/Associação Desportiva Itapirense de Tênis de Mesa. Com apenas seis meses de treinamentos, o jovem já conquistou um quinto lugar, em uma das quatro etapas […]