Free Play/Sejel terá equipe reforçada no Finkel

Quem conhece a natação brasileira sabe. O Troféu José Finkel está entre as três principais competições do nosso calendário. As principais estrelas da Seleção, que hoje disputam Mundiais e Olimpíadas passaram por lá. E é lá que estarão entre os dias 8 e 12 de Agosto,, nas águas da Unisanta, em Santos,, os mogimirianos Conrado Coradi Lino, Tomás Coradi Lino e Bárbara Cecato Barbosa.

Atletas da equipe Free Play/Sejel, eles serão os únicos a representar Mogi Mirim na Baixada Santista. Conrado e mais experiente, enquanto Tomás e Bárara vão para o seu primeiro Finkel. Ela, aliás, tem uma responsabilidade ainda maior. “A Bárbara é a primeira menina de Mogi que vai para uma competição do nível do Finkel”, frisou o técnico Ricardo Antônio Martiniano.

Responsável pela preparação do trio, Martiniano celebrou a oportunidade de contar mais uma vez com uma equipe recheada no José Finkel. O último ano com um número expressivo de competidores foi 2014, quando três atletas estavam na disputa. A preparação para a edição deste ano começou há três meses e na avaliação do coordenador, o trabalho está muito bom.

A preparação foi praticamente toda dividida entre a Academia da Free Play e as piscinas do Clube Mogiano, parceiro da equipe. Na reta final, houve ainda um período em que a piscina da Free Play de Itapira foi utilizada. De acordo com Martiniano, a particularidade principal neste ciclo é a presença de atletas de perfis diferentes.

“Temos um fundista, um meio-fundo e outro é velocista. São três trabalhos diferentes de polimento. O velocista descansa mais, o meio fundo mais ou menos e o fundista descansa menos”. O treinador também ressaltou que, como o grupo inteiro está de férias, somente os três atletas que irão para o Finkel estão treinando. “Isto possibilita um trabalho com lupa. O trabalho diferenciado para velocistas, meio fundo e fundo, é de estrema necessidade”, afirmou.

Para Martiniano, o fato de Tomas e a Bárbara estrearem nos principais campeonatos do país, causa um certo nervosismo, mas a contra-partida é a experiencia do Conrado, que faz que eles fiquem mais tranquilos. “Vai ser legal a situação, vamos observar, os meninos estreantes vamos atrás das melhores marcas pessoais e o Conrado estando em uma das melhores fases de sua vida corre atrás da sua primeira medalha no absoluto”.

A delegação mogimiriana viaja para o Finkel na segunda-feira, dia 7 de agosto. O objetivo é chegar e nadar na piscina da Unisanta para sentir a competição. O programa de provas começa na terça-feira de manhã e quem abre os trabalhos é o Conrado, nos 100 metros borboleta.O nadador, aliás, ganhou um acompanhamento especial. Conrado passou por uma bateria de exames no CareClub Medicina Esportiva.

O local é comandado pelo médico Gustavo Magliocca, responsável pela área no Palmeiras e há 10 anos na CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).  “Foi feito todo o controle da parte biológica. Foi muito importante, podemos saber que está tudo pronto, tudo em ordem. Ele está pronto para nadar do ponto de vista médico, clínico e biológico da coisa”, frisou Martiniano.

O trabalho da Free Play é desenvolvido com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, através da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) e conta ainda com o incentivo da do Colégio Conectado, Gonçalves Avenida Society, Ótica Líder e apoio da VSwim e Laboratório 22 de Outubro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *