Expresso e Córgo vencem na última rodada da 1ª fase

Terminou neste domingo (6), a primeira fase da Copa Itapira de Futebol Amador. Na Primeira Divisão, os jogos foram promovidos no campo Pedro Bagini (Lazer). Na preliminar, pelo Grupo 2, o Expresso Botafogo venceu o Fanáticos por 5 a 0 e na sequência, pelo Grupo 1, o Córrego do Coxo bateu o Solano por 1 a 0. Com o triunfo diante do Galo, o Expresso não apenas garantiu a classificação para as quartas de final, como também se livrou do rebaixamento. O time alvinegro foi a 7 pontos e ficou acima de Casa Amarela (6) e Fanáticos (0), rebaixados no Grupo 1. Na chave oposta, o descenso já estava sacramentado, com Real Itapirense e Veimaqsom como novos integrantes da Segundona a partir de 2018.

Os resultados também definiram os confrontos nas quartas de final. Líder do Grupo 1, o BFC União (10 pontos) vai enfrentar o Expresso Botafogo na próxima fase. Com oito pontos, o Córrego do Coxo agora pega o Guarani. O Solano, que caiu para a quarta posição no Grupo 1, enfrenta o Sport nas quartas de final e o Fúria Jovem Botafogo vai encarar o Valencia.

OS JOGOS – A primeira partida do domingo foi dominada por um Expresso Botafogo que precisa vencer para não ser rebaixado. Jhony, aos 18 minutos da etapa inicial, abriu o placar para o Alvinegro. Na reta final do primeiro tempo, Julinho e Jair ampliaram. Na etapa final, Luquinha e Diego Godoy completaram a goleada. O Fanáticos ainda teve as expulsões de Caju e Carrasco e Lucas também foi expulso no Expresso.

Já no duelo entre Córrego do Coxo e Solano, o que chamou a atenção foi a superação do time grená. Com apenas 10 atletas disponíveis, a equipe não fez uma substituição sequer e terminou a partida com pelo menos dois atletas lesionados (Jé e Kaique). O Córgo abriu o placar aos 36 minutos do primeiro tempo. Em belo chute de fora da área, Diego marcou seu quarto gol no campeonato e chegou à vice-liderança na lista de artilheiros, ao lado de João Mariano, do Fúria Jovem Botafogo. Na etapa final, o Córrego segurou a pressão e conquistou o segundo lugar da chave. BFC União, Córrego do Coxo, Sport e Valencia jogarão nas quartas de final com o direito do empate para avançar para a próxima fase.

ESCLARECENDO OS CRITÉRIOS DE DESEMPATE – A classificação final do Grupo 1 gerou inúmeras dúvidas entre dirigentes, técnicos e jogadores. Córrego do Coxo, Fúria Jovem Botafogo e Solano ficaram empatados com 8 pontos. E segundo o regulamento, no caso de empate em pontos entre três equipes, é necessário levantar a pontuação dos times nos confrontos entre estes três clubes. Na primeira fase, Fúria e Solano empataram em 1 a 1, Córrego e Fúria empataram sem gols e o Córrego venceu o Solano por 1 a 0. Assim, o Córrego somou quatro pontos, o Fúria dois e o Solano apenas um. Com este desempate, o Córrego ficou com a segunda posição, o Fúria com a terceira e o Solano com a quarta. Caso apenas duas equipes ficassem empatados em pontos, o primeiro critério de desempate seria o confronto simples entre os times, como ocorreu com Cubatão e Estrela do Norte na Segunda Divisão, que terminaram empatados com 7 pontos e o Cubatão ficou com a segunda posição pois, no confronto direto, venceu por 3 a 1. 

O Solano foi o quarto colocado e o Fúria o terceiro. É que quando três times empatam em pontos, como foi o caso com Córrego, Solano e Fúria, soma-se a pontuação dos confrontos entre estes 3 times. O Solano empatou com o Fúria e perdeu para o Córgo, o Fúria empatou com o Córgo e com o Solano e o Córgo ganhou do Solano e empatou com o Fúria. Assim, o Córgo somou 4 pontos, o Fúria 2 e o Solano 1. Isto apenas para critério de desempate. Com isso, o Córgo ficou em segundo, o Fúria em terceiro e o Solano em quarto.

QUARTAS DE FINAL – 1ª DIVISÃO DA COPA ITAPIRA DE FUTEBOL AMADOR

27 DE AGOSTO DE 2017 – CAMPO VICTÓRIO SARTORELLI FILHO (PRADOS)
08h30 | BFC União x Expresso Botafogo
09h45 | Valencia x Fúria Jovem Botafogo

27 DE AGOSTO DE 2017 – CAMPO PEDRO BAGINI (LAZER)
08h30 | Córrego do Coxo x Guarani
09h45 | Sport x Solano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *