Free Play entre os melhores clubes do Brasil

A Free Play/Sejel de Mogi Mirim encerrou na sexta-feira (11), a sua participação no Troféu José Finkel 2017. O Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno foi realizado nas piscinas da Unisanta, em Santos (SP) e contou com a presença de atletas e clubes de todo o país. E mesmo em meio a tantos clubes com investimentos milionários e atletas de altíssimo nível não apenas nacional, como mundial, a Free Play conquistou o seu lugar de destaque.

Representando a bandeira de Mogi Mirim em um torneio nacional, a Free Play ficou com 17ª posição entre as 26 entidades participantes. Os heróis mogimirianos foram Tomas Coradi Lino, Conrado Coradi Lino e Bárbara Cecato Barbosa. Mesmo contra clubes que contam com até 500 competidores, os atletas brilharam.

Foram 13 pontos conquistados nas seis provas em que atletas da cidade caíram na água. “No José Finkel esta foi a nossa melhor colocação. Quando falamos em 17ª posição, é importante frisar que fomos com 3 atletas e é um torneio nível brasil absoluto. Ficar entre os 20 clubes do Brasil no absoluto é muito bom”, analisou o coordenador da equipe, Ricardo Antônio Martiniano.

O treinador agradeceu o apoio daqueles que, de alguma forma, incentivam a equipe. E ressaltou. Mesmo com um investimento muito menor do que a maioria do clubes, a Free Play segue colocando seus atletas entre as principais feras da natação nacional. “Mostramos que não é preciso sair daqui para brilhar lá fora. Representamos a cidade e com muita luta, muita paixão, conseguimos se colocar a frente de clubes com maior potencial de investimento”.

Os primeiros pontos foram conquistados por Conrado. Com o tempo de 55seg09, o atleta alcançou uma vaga na final B nos 100 metros borboleta. Na decisão, cravou, mais uma vez, o melhor tempo da vida neste estilo e com 54seg81 se o tornou o 14º do Brasil.

No dia seguinte, Conrado disputou os 200 metros medley. O atleta conseguiu um lugar na final B, em que terminou na 11ª posição. No mesmo dia, Bárbara estreou no José Finkel. A primeira mulher mogimiriana a nadar a competição fez bonito. Nadando na segunda série, cravou o tempo de 18min28seg nos 1.500 metros livres e terminou na 13ª posição. Na quinta (10), Tomas Coradi Lino nadou pela primeira vez em sua carreira no José Finkel. O nadador registrou o tempo de 28seg33 nos 50 metros costas. Para fechar, na sexta, Conrado nadou os 400 metros medley e os 200 metros costas.

Martiniano elogiou o desempenho dos três atletas. Ressaltou que Tomas, mesmo novo, nadou bem e que irá evoluir ainda mais ao adquirir maturidade em competições nacionais. Com maior bagagem em brasileiros, Bárbara, que já foi quarta colocada em um Brasileiro Juvenil, retomou a força após uma queda de rendimento e voltou a se posicionar próxima às concorrentes de sua antiga categoria. “Ela nadou muito bem  os 1.500 livres, baixou o tempo de novo. Ela é uma guerreira e vai melhorar ainda mais neste semestre”, pontuou Martiniano.

Em relação a Conrado, o técnico dividiu a atuação no Finkel em dois momentos. Nos primeiros dias de competição, o atleta teve bom desempenho nos 100 metros borboleta e nos 200 metros medley. Alcançou as chamadas ‘Finais B’ e, no caso da primeira prova, mostrou que há um novo caminho a perseguir.  “Ele não nadava o 100 borboleta desde o juvenil e conseguiu ficar um segundo abaixo do pessoal  que pegou medalha. Isso é muito bom. Com certeza vamos começar a investir nesta prova”. No último dia, o desempenho nos 400 medley e nos 200 costas não foi tão bom quanto nas outras provas.

Agora, o foco passa a ser o Open, que acontece no final do ano e as competições regionais e estaduais. “Este segundo semestre começou diferente. A gente participou do Finkel, é importante, mas claro que a consciência de cada atleta é voltada para o seu Brasileiro. A motivação parte de mim e emana para os atletas. Avisei que este semestre não seria fácil, não vai ser moleza. Quero muitos pódios, em paulista, em brasileiro”, ressaltou Martiniano.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *