Você precisa tomar whey protein?

 

Esse suplemento tão popular entre as academias tem ganhado cada dia mais adeptos, mas será que todas as pessoas que começam a fazer atividade física precisam mesmo tomar suplementos ou especificamente whey protein?

O whey protein é uma proteína extraída do soro do leite, de alto valor biológico e rica em aminoácidos de cadeia ramificada, também conhecido como BCAA. Sua função basicamente é de aumentar a massa muscular, recuperar o músculo, reduzir a ruptura muscular após os treinos e aumentar a taxa metabólica.

No mercado são comercializados o whey isolado, concentrado e hidrolisado. Sua forma isolada é a que tem a maior concentração de proteína, cerca de 90% ou mais em sua composição, geralmente ela não possui gordura e por ter menos de 1% de lactose, que é basicamente o açúcar do leite, pessoas intolerantes podem fazer uso desta proteína. Já a whey concentrada pode ter entre 29% a 89% de proteína na sua composição.

Quanto menor o nível de proteína, maior será o nível de gordura e lactose, não sendo assim indicada aos intolerantes a lactose. Este tipo de whey é muito utilizado como complemento alimentar e tem um custo mais acessível por conta do seu processo de fabricação. Por fim, a whey hidrolisada passa por um processo mais complexo de filtragem, onde as cadeias de proteínas são quebradas através de um processo chamado de hidrólise, parecido com o processo digestivo o que torna mais rápida e fácil a sua digestão.

Existe atualmente também uma versão de whey voltado para o público feminino, geralmente em potes rosa chamativos, que pode ser isolado, concentrado ou hidrolisado, mas, com algumas vitaminas e minerais a mais que mulheres precisam mais do que os homens. A intenção até é boa, no entanto, o preço não justifica essa pequena adição de micronutrientes que vai fazer uma diferença muito pequena no corpo da mulher. Sendo assim, a whey protein tradicional, pode ser utilizada por homens, mulheres, crianças e idosos, desde que necessitem.

Apesar de toda a funcionalidade, whey protein é um suplemento alimentar, não é milagre! E esse suplemento pode ser sim dispensável na maioria dos casos, principalmente se você estiver com uma dieta balanceada e personalizada prescrita por um nutricionista ou médico especialista.

Whey protein é um suplemento caro dependendo da marca e tipo, por isso se você não quer, não pode usar por conta de alguma alergia ou não pode comprar, não ache que tudo está perdido, alimentação saudável pode suprir suas necessidades diárias de proteína e você pode ter sim evolução muscular ou boa qualidade muscular, sem fazer uso de whey. É importante saber que alimentos como carnes, peixes, ovos, iogurtes, ricota, soja, feijões também tem uma boa quantidade de proteína e se você consome esses produtos, dependendo qual for seu objetivo, você não precisará suplementar com whey protein. Para esses casos é muito importante consultar um nutricionista para calcular suas necessidades diárias e entender seu objetivo para que possa prescrever ou não o suplemento.

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