Clássico opõe gigantes e define título

 

 

Chegou o momento de soltar a voz e gritar é campeão!!! Comercial e Paulista decidem neste domingo (27), o título do Campeonato Municipal de Futebol da 1ª Divisão. A grande final acontece no estádio do Furno, a partir das 9h30. O empate nos 90 minutos leva a decisão para os pênaltis. Será um duelo de tradição e de história, marcada por conquistas, mas, também de muitas confusões.  Resultado de uma rivalidade que se construiu ao longo dos anos e que perdura até hoje.

A finalíssima de domingo reedita os dois últimos confrontos das equipes em decisões da divisão principal. E nas duas oportunidades, tanto em 1987, quanto em 2005, o Comercial saiu com o troféu de campeão nas mãos ao vencer o rival por 1 a 0. Neste domingo, o alvinegro busca o sexto título na elite. Perdeu a chance no ano passado quando caiu diante do Itaqui. Já o Paulista quer, enfim, acabar com o jejum de 30 anos sem conquistas na 1ª Divisão. Além de acabar com a fama de ‘freguês” do Comercial em decisões.

Em campo, estarão as duas melhores equipes de todo o campeonato. Na primeira fase, ficaram nas duas primeiras colocações que lhes deram o direito de avançar diretamente para as semifinais. E nesta, despachou seus adversários. Os números revelam que não há favorito para domingo.

As campanhas são muito parecidas. O Comercial tem nove vitórias, um empate e duas derrotas. O Paulista venceu oito vezes, empatou três e perdeu apenas uma. Os ataques também são parecidos. O Comercial fez 36 gols e o Paulista 38. As defesas levaram 15 (Comercial) e 11 (Paulista) gols.  Um cenário que leva os treinadores das duas equipes pregarem respeito ao adversário.

“Vamos enfrentar uma grande equipe”, disse Carlos Roberto Marcos dos Santos, o Bucci, técnico do Paulista. “Vencemos eles na primeira fase, mas, o Paulista tem um time muito rápido. Não tem nada decidido”, reforçou o treinador do Comercial, Alexandre de Oliveira, o Cri. Para eles, a decisão de domingo será decidida nos detalhes. “Vai ser um jogo igual. Que vença o melhor”, destacou Bucci. “Vai vencer quem errar menos”, atentou Cri.

Os dois treinadores concordam que a final de um campeonato é uma partida totalmente diferente das outras disputadas ao longo do campeonato. Por isso, sempre exige um algo mais dos jogadores. Principalmente, em relação ao aspecto emocional. “Não pode entrar em desespero. Procurar ter tranquilidade”, apontou Bucci. Para Cri, é preciso ter concentração o jogo total para não oferecer chances ao adversário.

No aspecto tático e técnico, os dois treinadores pregam cautela. Afinal, levar um gol numa partida decisiva como esta pode ser fatal. “Temos o nosso padrão de jogo, mas, às vezes, é preciso segurar o ímpeto dos meninos. Jogar para vencer e sem medo”, ressaltou Bucci. “Vamos manter a nossa forma de jogar, porém, sendo mais cautelosos”, adiantou Cri. A cautela está até na escalação das equipes.

Mesmo tendo todo o elenco à disposição para domingo, Bucci evitou adiantar a escalação. Disse apenas que deverá fazer uma ou outra alteração. “Cada jogo é uma história”, justificou. Cri deverá repetir a formação do último jogo, com exceção de Guilherme Gob, que está suspenso. “É um desfalque importante, mas, temos jogadores para suprir essa ausência”, salientou.

Bucci e Cri confiam totalmente em seus comandados. Principalmente, da forma como Comercial e Paulista se classificaram. Ambos terminaram o primeiro tempo perdendo e foram buscar o resultado favorável na etapa final. “Nosso time mostrou muita união e acreditou até o final. Vai motivar ainda mais para a decisão”, comentou Bucci. “Mostramos poder de reação e superamos uma dificuldade”, acrescentou Cri.

A decisão de domingo também será especial para os dois treinadores. Bucci já foi campeão nas divisões de acesso e busca sua primeira conquista na elite. Para Cri, será sua primeira final como treinador. “Já fui campeão da 1ª Divisão como jogador, mas, como treinador, será minha primeira decisão. Vim para o Comercial no ano passado para ajudar e nem imaginava chegar aonde cheguei. Estou muito feliz”, concluiu.

Next Post

Paulista e Comercial: A história passa por aqui

sáb ago 26 , 2017
  Uma velha e histórica rivalidade será um ingrediente a mais na decisão de domingo entre Comercial e Paulista. Os dois times são apontados como os mais tradicionais da cidade em atividade na 1ª Divisão. Por isso, a rivalidade vem de longa data. Em 1987, eles decidiram o título da […]