Marmita prática e saudável

Escapar de restaurantes e ter uma alimentação saudável fora de casa pode economizar dinheiro e tempo durante o horário do almoço. Bastam um pouco de organização e escolhas certas na hora de preparar a marmita.

“A marmita é importante justamente porque a pessoa já escolhe antecipadamente o que vai comer. Antes o brasileiro se alimentava de forma mais saudável, com arroz, feijão, salada e carne. Hoje a correria mudou tudo”, aponta Suzana Furtado, nutricionista do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Distrito Federal. “Selecionar aquilo que vai comer é essencial porque evita processados e ainda contribui com a questão da segurança. A intoxicação alimentar na rua, hoje, é preocupante.”

Segundo a nutricionista, a maior reclamação é que não há tempo hábil para preparar as marmitas. “Se a pessoa se organizar, ela pode preparar sua marmita sem maiores problemas”, garante Suzana.

Segundo ela, o ideal é montar a marmita pensando num prato de mesa. Um quarto desse prato pode ser de arroz, um quarto de feijão e um quarto de carne. O último quarto é de salada. Além disso, pode-se fazer substituições. O arroz, por exemplo, é um carboidrato, faz parte do grupo das massas, então pode ser substituído por batata ou macarrão. Já a carne, proteína, pode dar lugar a ovo, frango, peixe, grão de bico.

Dicas para preparar sua marmita

 

  • Vá à feira: ajuda na economia, garante alimentos frescos e diversifica a alimentação;
  • Planeje-se: ter um planejamento alimentar ajuda muito na busca de hábitos saudáveis. Separe um tempo na semana para preparar as refeições com antecedência e higienizar legumes e verduras;
  • Faça sua lista de compras: vá ao mercado sabendo os alimentos que serão preparados e consumidos ao longo da semana. Cardápio planejado evita soluções menos saudáveis de última hora.
  • Armazene bem: guardar os alimentos da forma correta, optando por potes preferencialmente de vidro, faz bastante diferença. Uma vasilha separada para a salada crua também é importante.
  • Elabore um cardápio saudável: aposte nas versões integrais, que são ricos em fibra e promovem uma saciedade maior. Não abuse de óleos, gorduras e sal – lembre-se que temperos naturais são mais benéficos à saúde. Coloque mais cores no prato, deixando a refeição mais nutritiva.

 

Fonte: Saúde Brasil

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *