Estilo de Vida: MUSCULAÇÃO FEMININA

Elaine Cristina Navarro*

Muitas mulheres têm receio de começar exercícios físicos em uma academia por que acham que musculação é coisa de homem e que isso vai fazê-las crescerem demais, ou seja, ficarem musculosas, quando na verdade não é o que acontece. Sem contar que numa academia você pode ter vários objetivos diferentes, seja de força, de resistência ou de fortalecimento muscular.

Os cuidados com o corpo essencialmente não devem ser somente estéticos, mas sim com a saúde, então iniciar uma atividade física é importante em qualquer fase da vida, independente de ser homem ou mulher. É claro que o condicionamento físico masculino é muito superior ao feminino e a quantidade de hormônios também e é por isso que musculação nem sempre faz a mulher ficar musculosa, isso vai depender da sua intensidade de treino e principalmente de uma dieta adaptada para ganho de massa muscular.

Geralmente mulheres buscam numa academia principalmente os exercícios aeróbicos, bem como corrida, caminhada e bicicleta, que realmente são importantes para a perda de peso, mas aí e a musculatura do corpo, fica como? É preciso de um treino específico de musculação para preservar a massa muscular e por que não dizer a melhora estética, pois quando mais você treina menos celulite e flacidez terá, sem contar que o gasto calórico será ainda maior e o metabolismo trabalhará por muito mais tempo para a queima da gordura corporal.

Para mulheres, além de todos os benefícios já citados, a musculação contribui para o alívio dos sintomas da Tensão Pré Menstrual e também da Menopausa, a diminuição da retenção de líquidos, além da prevenção da osteoporose e da perda da massa muscular que ocorre em mulheres mais idosas.

O principio para emagrecimento ou para ganho de massa muscular é o mesmo, o que realmente vai mudar tanto para homens ou mulheres é a alimentação, pois cada pessoa tem a suas necessidades biológicas individuais, independente de sexo. O treinamento poderá ser adaptado para a perda de gordura corporal ou para a hipertrofia, no entanto, o que realmente vai determinar uma coisa ou outra é uma alimentação adequada para cada objetivo. Desta forma, consultar um nutricionista para elaborar um plano alimentar de acordo com o seu objetivo é essencial.

Outra coisa muito comum que tenho visto nas academias, são mulheres que não dão prioridade para treinos de membros superiores e o mesmo acontece com os homens que não realizam treinos de membros inferiores. No caso das mulheres, muitas delas não conseguem realizar adequadamente seus treinamentos de membros inferiores (bumbum e pernas) por que não conseguem segurar as cargas necessárias. Isso ocorre por que não tem força adequada nos braços, por não treinarem membros superiores. Vejam como a questão vai muito além. Mais do que simplesmente ir numa academia, é ter um profissional capacitado para montar um treinamento adequado para seu objetivo e você poder ter todos os benefícios que a musculação proporciona, tanto emagrecimento quanto hipertrofia ou até mesmo fortalecimento.

Lembrem-se mulheres, nossa produção de testosterona é muito inferior a dos homens, então treinar musculação não as deixará com o corpo masculinizado, deixará sim lindo e definido. Aproveite que o verão está chegando e vá com tudo!

*Elaine Cristina Navarro é estudante de pedagogia e tem uma página de motivação ao emagrecimento saudável

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