10 motivos para a crianças praticarem esportes

Para uma vida adulta saudável, não há dúvidas de que os cuidados devem começar na infância. Isso se aplica também ao esporte, afinal, uma criança acostumada a se exercitar, terá maior facilidade para manter o hábito quando crescer. Além disso, o esporte na infância traz benefícios que vão muito além do físico, mas também estão relacionados a aspectos emocionais, sociais e muito mais.

Mas, também não adianta sair por aí querendo transformar toda criança em um atleta olímpico de hoje para amanhã. A recomendação dos especialistas é para que a prática esportiva aconteça de maneira equilibrada, respeito as capacidade e habilidades de cada criança. A principal dica é não impor um determinado esporte o fazer dele uma obrigação, mas sim deixar a criança se divertir e encantar com a modalidade que escolher.

O ideal é que a criança seja inserida no mundo esportivo entre os quatro e seis anos de idade, como se tudo não passasse de uma brincadeira. Ela deve aprender a correr, saltar e pular, pedalar ou praticar alguma atividade física em grupo, sem nenhum compromisso maior. Já por volta dos oito anos ela pode começar a de direcionar para algum esporte de forma mais concreta de acordo com suas preferências.

Confira alguns dos benefícios do esporte para as crianças:

1- Fazer amigos e a ingressar na sociedade;

2- A aprender e a seguir regras;

3- Ajuda a superar a timidez ou vergonha

4- Ajuda aprender a controlar seus impulsos e ansiedade;

5- Aprender a ser mais colaboradora e menos individualista ou egoísta;

6- Melhora a coordenação motora;

7- Ensina a potenciar bons hábitos;

8- Ensina a dominar os seus movimentos;

9- Estimular a saúde e higiene;

10- Ensina a ter responsabilidades e compromissos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *