Abertura dos Jogos Escolares Municipais será nesta sexta

Acontece na sexta-feira, dia 6 de outubro, a abertura oficial dos Jogos Escolares Municipais (JEM). A primeira edição da competição será realizada entre os dias 6 e 20 deste mês e conta com a organização das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Cultura e Educação. A cerimônia de abertura está programada para o Parque Juca Mulato, na região central de Itapira e terá início às 19h00. Haverá cerimonial olímpico, desfile das equipes e apresentação da Banda Lira Itapirense.

Este será o pontapé inicial de um trabalho que visa proporcionar uma aproximação maior dos alunos da rede municipal de ensino da prática esportiva e de seus consequentes benefícios, como saúde, disciplina e interação social. A abertura terá a presença das escolas municipais participantes, pais, convidados

e autoridades.

O JEM será disputado por estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental, ou seja, meninos e meninas na faixa etária entre 9 e 11 anos. “O mês de outubro foi escolhido por ser o mês das crianças. Esse primeiro evento servirá de embrião para futuras ações integradas entre essas secretarias”, afirmou Fábio Sartori, um dos organizadores do evento.

As escolas municipais participantes são as seguintes: Heitor Soares, Vereador José Francisco Martins, Profa. Gilmery Vasconcelos Pereira Ulbricht, Professora Mariana do Carmo de Almeida Cintra (Barão), Comendador Virgolino de Oliveira, Wilma de Toledo Barros Munhoz, Izaura da Silva Vieira, Dr. Marco Antonio Libano dos Santos, Joaquim Vieira (Eleutério) e João Simões.

Os Jogos Escolares terão disputas no atletismo, “basquetebalde”, futebol, handebol e “flagball”. De acordo com o sistema de disputa, cada escola dividirá os alunos em quatro cores. O formato do JEM foi desenvolvido a partir de fevereiro, pelos professores de educação física da Secretaria de Educação do Município. O objetivo é promover atividades chamadas de pré-desportivas, uma opção aos jogos formais, para adequar a prática daquele jogo à alguma condição do praticante.

“Normalmente eles derivam do jogo formal e são uma alternativa pedagógica para facilitar as ações ou simplificar um determinado jogo para torna-lo mais atrativo ao praticante”, explicou Sartori. Serão utilizados três locais para os jogos: Centro Esportivo e Lazer Hideraldo Luiz Bellini, Ginásio de Esportes José Bonifácio Coutinho Nogueira, no Conjunto Humberto Carlos Passarela e o Complexo Esportivo João Momesso, no bairro dos Prados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *