Projeto Cirurgia Social de Mika vai beneficiar guaçuana

O projeto da Cirurgia Social, promovido pela atleta Mirlene Picin em parceria com o Centro de Microcirurgia Ocular, representado pelos oftalmologistas Flavio Hoffmann e Rodrigo Albejante Hoffmann, iniciado recentemente já começa a dar frutos e a primeira cirurgia referente ao projeto deve ser realizada em breve.

Através da iniciativa, cada medalha de ouro ou prata em provas de ski ou corrida conquistada por Mika,  vale 50% de desconto nos honorários médicos para a realização de cirurgia de Ceratocone,  uma doença ocular que provoca a mudança da forma da córnea. É uma desordem ocular não-inflamatória e auto-limitada, caracterizada pelo afinamento progressivo da parte central da córnea. Necessita ser acompanhada com muita atenção, pois é uma doença progressiva, geralmente, até a quarta década de vida.

De início, desenvolve-se na puberdade (por volta dos 14 anos), sendo percebida com o aumento do astigmatismo de maneira assimétrica em sua curvatura.

Mika conquistou os resultados e a primeira paciente a ser beneficiada pela cirurgia já foi escolhida: Maria Carolina Martini, da cidade de Mogi Guaçu, de 22 anos de idade, é estudante da UNESP de Botucatu.

A paciente estava em acompanhamento a doença nos últimos dois anos e havia indicação de Crosslinking para o caso. A cirurgia está marcada para o dia 14 dezembro, data escolhida pela paciente por conta dos compromissos com a Universidade.

Maria Carolina foi a candidata, entre os 11 inscritos, que cumpriu com todos os requisitos exigidos.

Pacientes que se inscreveram para essa primeira fase, automaticamente estão inscritos para as próximas. Havendo mais que um paciente apto, a escolha é feita por sorteio.

Além disso, Mika segue com o projeto Podium Verde Visafertil e soma 320 mudas para plantio, referentes aos 16 podiuns que ela alcançou no ano de 2017. O plantio vai acontecer entre novembro e dezembro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *