Palmeiras fatura a 1ª Divisão do Paulista Sub20

A equipe sub20 do Palmeiras completou a festa em um final de ano histórico para a base do clube em 2017. Neste sábado (2), o Verdão derrotou a Ponte Preta, por 1 a 0, no estádio do Pacaembu, e voltou a levantar a taça do Campeonato Paulista da categoria após oito anos, diante de mais de 8 mil torcedores – gol de José Aldo. O Verdão conquistou três títulos do estadual (sub11, sub15 e sub20) e ainda a Copa do Brasil Sub17 nesta semana.

O Palmeiras tem agora seis taças do Campeonato Paulista Sub20, conquistadas em 1992, 1998, 2002, 2004, 2009 e 2017. No primeiro jogo da final, em Americana (SP), as duas equipes haviam empatado em 1 a 1 (por ter melhor aproveitamento, o Alviverde poderia até empatar para ser campeão). A campanha teve 23 vitórias, cinco empates e duas derrotas em 30 jogos e premiou o melhor ataque e a melhor defesa da competição: 75 gols marcados e 19 sofridos.

O Palmeiras teve muito mais volume de jogo que o adversário no primeiro tempo com Yan e Fernando aberto pelas pontas e José Aldo e Léo Passos chegando pelo meio. A Ponte Preta, no entanto, jogava fechada e impedia que o Verdão encaixasse o último passe. Aos 35 minutos, Léo Passos invadiu a área em velocidade e foi derrubado por trás pelo marcador. Com o pênalti marcado, José Aldo bateu bem e colocou o time em vantagem.

A Ponte teve um zagueiro expulso logo no início do segundo tempo e deixou o Palmeiras mais tranquilo para controlar a vantagem. Aos 18 minutos, Yan teve grande oportunidade na cara do goleiro, que salvou em cima o que seria o segundo gol palmeirense. Precisando de dois para reverter o quadro, o adversário saiu com tudo para o ataque nos 15 minutos finais, mas o Alviverde sofreu poucos sustos e trocou passes à espera do apito final. O time ainda teve as últimas chances em três finalizações da intermediária após os 40 minutos.

A temporada de 2017 tem sido histórica para as categorias de base do Palmeiras: o clube chegou às finais do Paulistão com as cinco categorias juntas pela primeira vez, além de conquistar o título inédito da Copa do Brasil Sub-17, sobre o Corinthians. A taça nacional veio de forma emocionante, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no placar agregado das duas finais.

No último sábado (25), diante de mais de 20 mil torcedores no Allianz Parque, o sub11 venceu o Santos por 1 a 0 e foi a primeira categoria do clube a ficar com o título do Paulista neste ano. Na sequência, o sub15 entrou em campo contra o São Paulo e também garantiu a taça com o empate em 1 a 1 na arena. O sub17 e o sub13 ainda levaram a medalha de prata no estadual.

Foto: Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *