Estilo de Vida: AGORA VAI!

Elaine Cristina Navarro*

Todo ano é a mesma coisa, a gente pensa no ano que passou, nas coisas que gostaríamos de ter realizado e determinamos que no ano novo vai ser diferente. Fazemos promessas que na maior parte das vezes ficam esquecidas e são refeitas no outro ano. Emagrecer, realizar atividades físicas, cuidar mais da saúde, guardar dinheiro, estudar, ser uma pessoa melhor, enfim, a lista é bem grande para todo mundo.

Mas porque que no geral essas promessas ficam esquecidas no nosso dia a dia e no final vemos que não cumprimos nada daquilo que prometemos? Por falta de comprometimento! Quando você resolve que vai fazer algo, vá e faça! Seja o que for. O ideal é estabelecer prazos curtos, fáceis de serem cumpridos. Isso só te dará mais estímulo para continuar. Escreva o passo a passo que te levará a alcançar o objetivo e coloque uma data limite para isso, só assim você estará 100% focado no que fazer e como fazer.

Definir poucos objetivos ou um objetivo de cada vez vai fazer você se esforçar muito mais no que deseja. Vários objetivos ao mesmo tempo podem te fazer perder o foco durante a caminhada. Não se culpe por não conseguir fazer todas as coisas, principalmente quando elas não dependem apenas de você, apenas se esforce e faça o seu melhor para que suas metas sejam alcançadas dentro do prazo estabelecido e se isso não for possível, redefina os planos e os prazos, mas não desista nunca. Se isso realmente for importante para você, desistir é uma palavra que não deve ter no seu vocabulário.

É bastante comum que o final do ano provoque certa euforia nas pessoas e todo mundo quer iniciar o novo ano cheio de energia, motivação e uma lista gigantesca de metas a serem cumpridas no próximo ano. Você começa motivado e quando vê está desanimado e tudo corre o risco de ir por água abaixo. Se o desânimo bater, pense em como chegou até ali, o quanto aquilo é realmente importante na sua vida e retome! Você é o principal responsável pelas coisas que acontecem com você. Reassuma o rumo da sua vida e faça valer a pena, para que no final de cada ano você não tenha que renovar aquele mesmo objetivo, apenas agradecer por ter conseguido conquistar o que almejava.

Reclame menos, agradeça mais! Veja que no final do ano você olha para trás e apesar dos pesares, vê que aconteceram muito mais coisas boas do que ruins com você e acaba se dando conta que tem mais motivos para agradecer. Acredite que você pode mudar todos os dias de sua vida e não só no ano novo.

*Elaine Cristina Navarro é pedagoga e tem uma página de motivação ao emagrecimento saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *