1ª Divisão de Mogi Guaçu começa neste final de semana

Não é segredo que a 1ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Mogi Guaçu é um dos mais fortes da região. Nas últimas temporadas, o equilíbrio na luta pelos títulos é enorme, por mais que o Itaqui apareça como o grande destaque nas últimas oito temporadas. Esta nova briga terá início neste domingo (18), com a abertura da 1ª Divisão.

Entre 2005 e 2017, a elite do Amador de Mogi Guaçu teve sete campeões diferentes. O Itaqui é o grande destaque, já que foi campeão em 2010, 2011, 2014, 2015 e 2016. Assim, o clube alviverde chegou a seis conquistas, já que também possui a taça de 1997 em sua galeria. Alvorada (2010), Comercial (2011 e 2016), União dos Ypês (2014) e Regatas do Ypê (2015) foram os rivais do Itaqui nas finais em que a taça ficou com o time alviverde.

O Comercial, vice duas vezes nos últimos anos diante do Itaqui, venceu a competição em 2005 (diante do Paulista), 2008 (diante do Alvorada) e 2009 (diante do Colégio). No ano passado, o Paulista voltou a uma final após cinco anos e quebrou um jejum de mais de 30 anos sem a taça da 1ª Divisão ao derrotar exatamente o rival Comercial.

A última final do Paulista havia sido em 2012, quando o Tricolor da Vila Maria perdeu para o Ypê Pinheiro na decisão. Em 2005, o Paulista perdeu para o Comercial. No ano seguinte, duas equipes que há anos estão fora da elite fizeram a final. O Quadrangular bateu o Rei dos Parafusos por 4 a 0 em 2006 e ficou com a taça. Em 2007, o Colorado venceu o Igaçaba, que foi conquistar a taça apenas em 2013, quando derrotou o Itaqui na decisão.

A primeira rodada será disputada em seis diferentes praças esportivas de Mogi Guaçu. Todos os jogos terão início às 9h10. No Pelezão, o Paulista enfrenta o Ypê Pinheiro. Bandeirantes e Comercial se enfrentam no Beira Rio. No estádio do Furno, o Nova Alvorada duela com o Itaqui. LM Monitoramento e Corinthians jogam no Campano, Juventude e Ipiranga, no Cerep e Santa Terezinha e Família Souza, no Aica do Jardim São Pedro.

 

MUDANÇAS

 

O torneio terá inúmeras novidades em relação ao ano passado. Rebaixado, o Jardim Pansani não disputará sequer a Segunda Divisão, assim como o Igaçaba, que não caiu, mas, abriu mão da disputa em 2018. Paulista, Comercial, Itaqui, Ipiranga, LM Monitoramento, Ypê Pinheiros, Juventude e Família Souza permanecem na elite.

O Nova Alvorada, mesmo rebaixado em 2017, segue na 1ª Divisão após a desistência do Igaçaba. Entre os clubes que estavam na Segundona no ano passado, Santa Terezinha e Bandeirantes subiram após chegar à final e o Corinthians, terceiro colocado em 2017. Assim, a competição volta a contar com 12 agremiações e não terá mais uma equipe de folga a cada rodada.

Na primeira fase, os 12 clubes se enfrentam em grupo e turno único. As duas últimas colocadas serão rebaixadas para a Segunda Divisão de 2019. Os dois primeiros colocados avançam diretamente para a semifinal. Haverá antes uma segunda fase (playoff), com duelos entre o terceiro e o sexto e o quarto com o quinto colocado. Os times de melhor campanha terão vantagem do empate no jogo único para avançar à semifinal.

Na semifinal (terceira fase), a decisão pela vaga na decisão será em dois jogos, sem vantagem de resultados iguais para os times de melhor campanha. A grande final será em jogo único e, em caso de empate no tempo normal, o campeão será conhecido nos pênaltis.

 

ATLETAS

O prazo de inscrição de atletas termina no dia 2 de maio. Porém, para a estreia, neste domingo (18), só poderão entrar em campo jogadores que tiveram o pedido de inscrição protocolado junto à SET (Secretaria de Esporte e Turismo) até o dia 5 de março. Cada clube deve ter um mínimo de 13 inscritos para a estreia e um máximo de 25 até o final da competição. Diferente do que ocorre em Itapira (onde não é permitida) e em Mogi Mirim (onde o limite é menor – 2 jogadores), em Mogi Guaçu é liberada a inscrição de cinco atletas que não possuam residência em Mogi Guaçu. A SET, porém, veda a participação de atletas que atuaram profissionalmente em 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *