Botafogo e Atleticano abrem a Copa Itapira de Futsal

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) de Itapira divulgou na terça-feira (20) a tabela completa da Copa Itapira de Futsal. O campeonato terá início no dia 16 de abril e seguirá até o dia 27 de junho, quando acontece a grande final. Na abertura, o Botafogo, atual tricampeão, enfrenta o Atleticano, às 19h30, no ginásio Santo Breda Sobrinho (Lazer). Todas as 39 partidas do torneio serão no mesmo local.

Ainda na rodada inaugural, o Anarkia joga contra o Os Menino/Delícias de Minas. A definição dos grupos ocorreu na quinta-feira (15, data em que a fórmula de disputa da também foi apresentada. Representantes das 16 equipes que participarão do torneio estiverem na sede da entidade. Humberto Luchetti, representando a organização, passou detalhes sobre o regulamento e explicou que a competição neste ano terá mudanças em relação ao ano passado.

O primeiro ponto é que o torneio, com 16 equipes, contará assim com quatro chaves de quatro clubes em cada. No ano passado, eram dois grupos com sete equipes em cada. Inicialmente, os 11 remanescentes da edição de 2017 foram distribuídos nas chaves seguindo um critério técnico, ou seja, a ordem de classificação na edição passada. Os grupos ainda não possuíam identificação, item que foi sorteado após a formação completa de cada chave.

O primeiro sorteio da noite definiu as chaves em que cairiam Good Jesus B, Real Madrid, Unidos do Antonelli, Os Meninos/Delícias de Minas e Atleticano, novidades na lista de inscritos para 2018. Com o sorteio, Good Jesus B e Real Madrid foram para a chave em que já estavam CLA e Katadão. O Unidos do Antonelli se uniu a Expresso do Botafogo, Mato Seco e Good Jesus A. O Os Meninos foi sorteado para a chave com Anarkia, Expresso do BFC União e Cubatão. Já o Atleticano caiu no grupo que já contava com Botafogo, Alfa e Liverpool.

Com os grupos definidos, Luchetti explicou que todos os times se classificarão para a segunda fase, independente da posição. Assim, a primeira fase definirá a ordem dos classificados e quais equipes terão a vantagem de atuar pelo empate na partida das oitavas de final. O primeiro e o segundo colocado de cada grupo terá o direito de empatar na segunda fase e continuar na competição. Assim, cada equipe realizará ao menos quatro partidas no torneio.

Já os finalistas disputarão sete partidas cada. No ano passado, cada equipe disputou seis jogos na primeira fase e os finalistas fizeram nove partidas no total. O chaveamento das oitavas de final em diante foi definido antes mesmo do sorteio dos grupos. Assim, a identificação das chaves foi conhecida apenas depois de um novo sorteio.

Os jogos serão realizados às segundas e quartas Os clubes devem inscrever um mínimo de oito atletas até o dia 9 de abril, ou seja, sete dias antes da abertura. O limite total é de 15 jogadores por equipe. A primeira fase será encerrada no dia 28 de maio e a final será no dia 27 de junho, mesmo dia em que o Brasil enfrenta a Sérvia, pela terceira rodada do Grupo E da Copa do Mundo da Rússia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *