Coluna da Elaine: Treinar menstruada faz mal?

A menstruação costuma ser um grande incômodo para a maioria das mulheres. Principalmente as que sofrem com cólicas, dores de cabeça e dores no corpo. No entanto, estudos comprovam que treinar menstruada causa a liberação de hormônios capazes de ter um efeito analgésico, inclusive liberando endorfinas que melhoram o humor e também a TPM – Tensão Pré Menstrual. Por isso não há motivos para deixar de usufruir dos benefícios da atividade física mesmo em dias de sangramento menstrual. O exercício contribui para o bem estar físico e mental e ainda ameniza os sintomas ruins da menstruação.

Talvez o maior desafio seja a questão do sangramento. Algumas mulheres não se sentem a vontade para treinar pelo fato do fluxo menstrual ser muito intenso e terem medo de sujarem a roupa ou até mesmo pelo desconforto que o sangramento traz, mas nos dias atuais existem métodos que resolvem esse problema. Absorventes internos, coletores menstruais de silicone e coletores descartáveis e para mulheres com pouco sangramento os absorventes tradicionais costumam dar conta do recado.

Um ciclo menstrual regular costuma durar 28 dias e tem quatro fases, que pode variar de pessoa para pessoa. A menstruação é a primeira desta fase, que ocorre do primeiro ao quarto dia do ciclo, em seguida vem a fase pós-menstrual que ocorre do quinto ao 11º dia, posteriormente a intermenstrual que ocorre até o 22º dia e a última fase que é a pré-menstrual, ocorrendo entre o 23º até o 28º, que a fase tão temida pelas mulheres, conhecida como TPM.

Na fase pré-menstrual, ocorre um aumento da progesterona e as mulheres costumam sentir-se mais cansadas e com fadiga nervosa, incluindo sintomas como irritabilidade e até um quadro depressivo. Mas isso não impede de realizar atividades mais leves que possam trazer bem estar. O melhor momento para o treino é a fase pós-menstrual, onde ocorre um aumento de estrogênio, que faz com que outros hormônios sejam ativados melhorando significantemente o desempenho do treino.

Durante a menstruação as mulheres costumam ter aumento de peso corporal, inchaço e se sentirem mais deprimidas por conta das mudanças hormonais, por isso que é tão importante continuar se exercitando mesmo nesta fase, principalmente por que durante a TPM e na fase menstrual a tendência é que se coma mais por conta do fator emocional, mantendo a rotina de treinos isso pode ser reduzido ou até nulo para algumas mulheres.

Para mulheres com maior desconforto durante a menstruação, o ideal é buscar ajuda especializada. Alguns remédios podem controlar as cólicas menstruais e dores de cabeça e um professor de educação física poderá auxiliar na intensidade do treino. É possível montar treinos específicos para cada uma das fases do ciclo menstrual, mas o que também deve ser levado em consideração é a alimentação saudável, o consumo de alimentos mais leves e muita hidratação também contribuem para uma melhor adaptação desses dias. Você pode aproveitar o melhor do seu ciclo e se exercitar de maneira eficaz seguindo algumas regrinhas:

Prefira correr depois que sua menstruação acabar, isso vai ser menos desconfortável. Faça neste período atividades mais leves; Evite bebidas alcoólicas, cafeína, comidas muito gordurosas e salgadas, pois isso minimiza o inchaço corporal; Alimente-se corretamente e não se esqueça da hidratação, o consumo de água é importante em todas as fases do ciclo; Utilize roupas leves e não apertadas, isso deixará o corpo mais a vontade para se movimentar e se sentir mais a vontade utilize roupas escuras, isso trará mais segurança caso haja algum pequeno vazamento. Vocês viram que não é preciso interromper nenhuma atividade durante a menstruação, cuidar do corpo e da mente é muito importante em todas as fases da vida. Se adapte as situações e usufrua dos benefícios do exercício físico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *