Free Play se prepara para período de provas importantes

O primeiro semestre de uma temporada na natação é sempre intenso. Das primeiras braçadas após as festas de final de ano até as competições que abrem mais um forte calendário. Nada é fácil para quem deseja se tornar um nadador de alto rendimento. A equipe Free Play/Sejel, de Mogi Mirim, segue este regimento à risca e entra em um dos períodos mais importantes de 2018.

Enquanto os pequenos finalizaram o mês de março com um ótimo desempenho em Limeira, os adultos estão focados no Campeonato Brasileiro. Conrado Coradi Lino, Tomas Coradi Lino e Bárbara Cecato Barboza serão os representantes da Free Play e de Mogi Mirim e um dos campeonatos de natação mais importantes do planeta.

“Nós já prezamos pelo cuidado a cada detalhe, de cada atletas. Mas, é óbvio que neste período, com tantas competições de alto nível, nossa atenção redobra, triplica”, frisou Ricardo Martiniano.  O coordenador da Free Play é enfático ao afirmar que, por mais que haja dificuldades, o planejamento traçado ainda em 2017 funciona como meio facilitador para que os resultados apareçam.

E não estamos falando apenas em medalhas. “Claro que vamos para todos os campeonatos prontos para o primeiro lugar, mas temos adversários que também estão e só há um lugar no alto do pódio. É por isso que focamos intensamente na evolução do desempenho de cada um. É assim, com crescimento, que atingiremos pontos cada vez mais altos”.

Retomando o itinerário da equipe, no dia 24 de março, atletas de seis a 19 anos participaram da quarta edição do Campeonato Guilherme Guido. Com nove atletas inscritos, a Free Play obteve seis medalhas (dois segundos lugares, dois terceiros, um quarto e um quinto). Arthur Carvalho foi o atleta que ­­mais subiu ao pódio. Ele ficou com a prata nos 50 metros borboleta e 50 metros medley e ainda foi bronze nos 50 metros livres. Lucas Morari Donegá também se destacou, com um terceiro lugar nos 50 metros borboleta. Ele também foi o quarto nos 50 costas e o quinto nos 50 livres. Victória dos Santos Marcos, Alexandre Amaro de Barros, Artur Luiz Alvarenga de Oliveira, Ana Clara Brito Vidolin, Enzo Romero Gonçalves e Ademir Lopes da Cunha Neto também representaram a Free Play em Limeira.

O próximo desafio da equipe mogimiriana será neste sábado, dia 7 de abril. No Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Dr. Nicolino de Luca (Bolão), em Jundiaí, os atletas disputarão o Torneio Regional Petiz a Sênior. O campeonato integrará atletas com idade a partir dos 11 anos. As provas terão início às 8h30 pela manhã e às 14h30 no período da tarde. “Contaremos com 24 atletas em Jundiaí. É um campeonato importante, principalmente para aqueles que irão para os campeonatos interestaduais e nacionais no final do mês”, ressaltou Martiniano.

O ápice do calendário no primeiro semestre é o Troféu Brasil – Maria Lenk. Programado para acontecer dos dias 17 a 21 de abril, no Rio de Janeiro (RJ), o Campeonato Brasileiro Absoluto terá ainda mais um motivo para direcionar todas as atenções da natação nacional para si. A FINA reconheceu que o torneio será a seletiva oficial para os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecerá de 6 a 18 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina.

A competição ainda segue como seletiva para o Pan Pacific Swimming Championships, que será promovido de 9 a 13 de agosto deste ano, na cidade de Tóquio, no Japão e também para o Campeonato Sul-Americano Absoluto, que será realizado em Trujillo, no Perú, entre 7 a 11 de novembro. Para chegar ao Maria Lenk e batalhar por um lugar nestas três competições internacionais, os atletas da Free Play precisaram obter índices em provas anteriores.

Tomas e Bárbara disputarão o Maria Lenk pela primeira vez. No ano passado, ambos estrearam no Troféu José Finkel e chegam mais experientes para a disputa do Maria Lenk. Já Conrado Lino é praticamente um veterano e no ano passado, foi o único atleta da equipe na piscina carioca. O Troféu Maria Lenk terá transmissão dos canais SporTV e CBDA Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *