O ÁPICE DA NATAÇÃO

Três nadadores mogimirianos estão na elite da natação brasileira. Conrado Coradi Lino, Tomas Coradi Lino e Bárbara Cecato Barboza são os representantes da cidade e da Free Play/Sejel no Troféu Maria Lenk, o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, que acontece entre os dias 15 e 21 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ). Este é o ápice da natação para muitos atletas e terá um sabor especial para Tomas e Bárbara, que obtiveram índice para o Troféu Brasil de Verão pela primeira vez na carreira.

Nascida em 1999, Bárbara irá nadar os 1.500 metros livres, uma de suas especialidades e os 400 metros medley. “É uma sensação indescritível. Tem hora que a ficha não cai, mas, por outro lado, me preparei muito para estar lá e com toda certeza darei o meu melhor. Estou focada deste a pré-temporada para ir lá e nadar muito bem”, afirmou Bárbara, que, no ano passado, já esteve no Troféu José Finkel, competição de quilate equivalente ao Maria Lenk.

Aos 21 anos, Tomas Coradi Lino também embarcará para seu primeiro Maria Lenk. O nadador da Free Play/Sejel nadará os 50 metros costas e os 200 metros medley. “Nadar o Maria Lenk será fantástico. Lá está a nata da natação do Brasil e será uma honra representar minha equipe e minha região”, frisou Tomas, que há anos, acompanha o irmão mais velho figurar como um dos nadadores da Free Play no Maria Lenk.

Conrado Coradi Lino estreou na competição em 2012 e desde então tem participado de forma consecutiva. A evolução está evidenciada nos tempos. Nos 200 medley, em de suas principais provas, Conrado saiu de 2 minutos e 15 segundos para 2 minutos, 4 segundos e 10 centésimos. Neste ano, além dos 200, Conrado nadará os 400 medley, os 50 metros livres e os 100 metros borboleta. “Apesar de eu estar indo para o meu sétimo Maria Lenk, existe sempre aquele sentimento de frio na barriga. É o lugar onde os melhores estão e eu quero estar entre os melhores. Trabalho muito duro para isso, assim como meus colegas de equipe e vamos para o Rio preparados para nadar o nosso máximo”, destacou Conrado.

O nadador frisou que, mais uma vez, o principal objetivo é buscar um pódio, meta ressaltada pelo técnico Ricardo Martiniano. “Conquistar uma medalha em um Maria Lenk seria fantástico e eles estão preparados para isso. Não apenas o Conrado, mas o Tomas e a Bárbara também. São atletas que treinam muito, se dedicam, e não apenas dentro da piscina, como fora também, mantendo hábitos, como a alimentação, adequadas à realidade de um atleta de elite”, enfatizou o treinador da Free Play.

Ricardo destacou ainda a presença consecutiva da equipe no Troféu Maria Lenk, mostrando a força de um trabalho que já ultrapassou a barreira das duas décadas. “Graças aos nossos parceiros, é possível se manter em alto nível. Nos exigimos muito e temos sido recompensados com a evolução destes atletas. Será o primeiro Lenk do Tomas e da Bárbara e com certeza, nos próximos anos, teremos ainda mais caras novas no Brasileiro”.

Seguindo o cronograma divulgado pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), Bárbara fará sua estreia na quarta-feira (18),  com a prova de 1.500 livres. Ela volta à piscina do Parque Aquático na sexta-feira (20), na prova dos 400 medley. Tomas estreia também na quarta, nos 200 medley e nada os 50 costas no dia seguinte. Já Cornado estreia na terça-feira (17), com os 100 metros borboleta. Na quarta ele nada os 200 medley, na sexta os 400 medley e fecha a participação no sábado, com os 50 livres.

As eliminatórias acontecerão sempre pela manhã e as finais no período da tarde. Nos dias 19, 20 e 21, o SporTV fará a transmissão ao vivo das finais. Além do canal do Sistema GloboSat, a TV CBDA (online) fará a transmissão de todos os outros dias de competição tanto nas eliminatórias, quanto nas finais. Vale ressaltar que o Maria Lenk começará na segunda-feira (15) devido a realização da prova de Maratonas Aquáticas, que contará, inclusive, com a atual campeã olímpica, a holandesa Sharon Van Rouwendaal representará a Unisanta após firmar contrato de um ano e meio com a equipe de Santos.

Além de reunir grandes nomes da natação brasileira e internacional, o Maria Lenk deste ano funcionará como seletiva para três competições de alto gabarito. A FINA reconheceu que o torneio será a seletiva oficial para os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecerá de 6 a 18 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina. A competição ainda segue como seletiva para o Pan Pacific Swimming Championships, que será promovido de 9 a 13 de agosto deste ano, na cidade de Tóquio, no Japão e também para o Campeonato Sul-Americano Absoluto, que será realizado em Trujillo, no Perú, entre 7 a 11 de novembro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *