Hand do Clube Mogiano disputará o Brasileiro

O Clube Mogiano garantiu no início deste mês a classificação para o Campeonato Brasileiro Infantil de Handebol. A competição acontecerá de 19 a 23 de junho, em Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória (ES). A equipe sub14, comandada por Bruno Camargo, eliminou no zonal do sudeste o Clube Central, de Niterói. O vencedor foi conhecido em uma melhor de três partidas, mas, o Recanto venceu as duas primeiras partidas (24 a 15 e 22 a 15) e garantiu a vaga entre as oito melhores equipes do país na categoria.

Esta será a primeira vez que o Clube Mogiano disputará o Brasileiro Infantil. Para Camargo, a conquista da vaga é muito importante. Ele ressalta o nível de dificuldade para se chegar até lá, incluindo a necessidade da equipe ser filiada e disputar os campeonatos da respectiva federação estadual. “Sem isso, não pode nem inscrever. Tivemos que passar por um time do Rio para classificar e pela primeira vez o Clube conseguiu esta vaga. Isto elevou o nosso nível, já estamos entre os oito melhores do país. Agora é tentar ficar entre os quatro, para ser considerado um membro da elite do handebol brasileiro”, projetou o treinador.

A tabela do Brasileiro Infantil Feminino foi divulgado pela CBHb (Confederação Brasileira de Handebol). O Clube Mogiano está na Chave B, ao lado de Grêmio CIEF/Motiva, da Paraíba; ACES/Castro Alves, do Espírito Santo e JR 98/P.Sul, do Distrito Federal. Na Chave A estão Sicredi/Sorriso, do Mato Grosso; Torres Handebol, do Rio Grande do Sul; São José Handebol, de São Paulo e BGH/Cemar/Uninassau, do Maranhão.

A delegação mogimiriana deve embarcar para o Espírito Santo no dia 17 de junho. Todos os jogos serão realizados no ginásio Jaime Navarro de Carvalho. O Clube Mogiano estreia na terça-feira, dia 19 de junho, às 16h50, contra o Motivo-PB. Na quarta-feira, dia 20, o duelo será às 18h00, diante do Castro Alves-ES.

A participação na primeira fase será encerrada na quinta-feira, dia 21, a partir das 16h50, com o duelo diante do P. Sul-DF. Todos os times avançam para a segunda fase, porém, os dois primeiros de cada grupo brigam em uma espécie de Série Ouro, pelo primeiro lugar, enquanto os terceiros e quartos lutarão pelo quinto lugar, como que uma Série Prata. Os cruzamentos serão na sexta-feira, dia 22 e as finais ficarão para o sábado, dia 23.

MAIS

O Clube Mogiano está confirmado no Atibaia Handebol Cup. Uma das competições mais importantes da base do handebol brasileiro será de 31 de maio a 3 de junho, em três ginásios da cidade de Atibaia. Entrarão em quadra 700 atletas, de 55 equipes de oito estados diferentes. “É um campeonato que cresceu tanto, que será uma prévia do Brasileiro. Vai ser uma competição muito grande”, destacou Bruno Camargo. Esta será a oitava edição do Atibaia Cup e o Recanto terá equipes nas categorias mirim e infantil.

O hand do Clube Mogiano também está na disputa do Campeonato Paulista, organizado pela Federação Paulista de Handebol (FPHb). Na categoria mirim (sub12), o Recanto está invicto. Na estreia, vitória por 20 a 5 sobre o Time/Jundiaí. Depois, bateu o Hand Taipas por 11 a 4 e o EC Pinheiros por 16 a 9. As meninas voltam a atuar neste sábado (19), em uma rodada dupla. A partir das 10h30, encara o Centro Olímpico e às 12h00, enfrenta o Corinthians. Os dois jogos serão no Clube Mesc, em São Bernardo do Campo. A rodada em Mogi Mirim será no dia 26 de agosto, com seis partidas, sendo duas do Recanto.

Na categoria infantil, o Clube Mogiano estreou vencendo a Realizar/Santos por 38 a 9, fora de casa. Na sequência, mais cinco vitórias: Clube Mogiano 33 x 9 Mesc/Ábaco, Clube Mogiano 28 x 19 Pinheiros, Clube Mogiano 41 x 1 Realizar/Santos, Clube Mogiano 26 x 20 Time/Jundiaí e Clube Mogiano 22 x 15 Mesc/Ábaco. No sexta-feira (11), o Recanto chegou à sétima vitória ao vencer o Pinheiros, na casa do rival, por 32 a 18. O retorno será no dia 23 de maio, às 18h00, quando a equipe recebe o Time/Jundiaí no ginásio do Clube Mogiano, em Mogi Mirim.

Já na categoria cadete (sub16), o time somou três vitórias, um empate e uma derrota na primeira fase. Após vencer a Realizar/Santos por 39 a 16 e o Taubaté/Unitau por 29 a 11, as mogimirianas perderam por 29 a 26 para o Corinthians e empataram 25 a 25 com o Centro Olímpico. No dia 2 de maio, o Recanto fez 40 a 19 sobre São Caetano, mas terminou em terceiro lugar no Grupo B. Como apenas os dois primeiros de cada uma das duas chaves avançam na briga pela taça, o Recanto jogará pelo quinto lugar. Centro Olímpico, Corinthians, MESC/Ábaco e Pinheiros jogarão pelo título.

Bruno Camargo explicou que a FPHb realizou uma modificação importante em relação aos últimos anos. O estadual foi dividido em duas taças, a Paulistana e a Estado de São Paulo. O campeão e vice de cada uma das taças brigarão pelo título geral, em um formato semelhante à da Taça Guanabara e Taça Rio no Campeonato Carioca de Futebol Profissional. “Ficou bem dinâmico. Eles mantiveram a quantidade de jogos, mas tem mais partidas decisivas, mais finais do que jogos classificatórios”, explicou Camargo, confiante em uma boa participação das meninas que colocam o handebol de Mogi Mirim entre os melhores de São Paulo e do Brasil.