Itapirenses classificados nos Jogos da Juventude

Seis atletas itapirenses garantiram a classificação para a final estadual dos Jogos Abertos da Juventude, que acontecem entre 24 de maio e 2 de junho, em Franca. As vagas foram obtidas no sábado, dia 28 de abril, durante fase regional da competição, realizada no centro esportivo Pedrocão, em Franca. A competição reunirá atletas de todo estado, com idade entre 12 e 19 anos.

Os seis competidores foram inscritos na Federação Paulista de Atletismo (FPA) pelo Instituto Edson Luciano Ribeiro, com sede em São Joaquim da Barra e, seguindo o regulamento da SELJ (Secretaria de Esporte Lazer e Juventude) eles representam oficialmente os Joaquinenses, inclusive, nos Jogos Regionais e Jogos Abertos.

Laura Sartorato, Rafael Santana, Luciano Andrade, Bruno Thadeu, Pedro Filhou e Isabelle Souza são os itapirenses classificados por São Joaquim da Barra. Laura e Luciano obtiveram índice na prova do lançamento do martelo. Rafael se classificou no lançamento do disco e Bruno no lançamento do dardo. Pedro está garantido na prova do salto com vara e Isabelle disputará o salto com vara e o lançamento do dardo. Os seis atletas se unem a Lucas Rogato, que, no dia 14 de abril, havia se qualificado para a fase final dos Jogos Abertos da Juventude e representará Itapira no salto com vara.

Na seletiva regional, realizada em Campinas, Lucas venceu a modalidade com 2,90 metros. Como somente o campeão de cada prova se classifica para a fase final, Lucas acabou superando o também itapirense Peter Oliveira, vice-campeão no salto com vara, com 2,80 metros. Everton Inácio também ficou perto da vaga ao ser o segundo colocado no salto em distância e nos 400 metros com barreira. Nathalia Vilas Boas foi a outra representante de Itapira na fase regional, terminando em quinto lugar no salto em distância e em sexto nos 100 metros rasos.

FESTIVAL

A equipe de atletismo da SEL realizou no final de abril, festivais da modalidade com as escolas estaduais Antônio Caio e Elvira Santos de Oliveira (ESO). O evento tem como objetivo convidar os alunos a participarem dos treinamentos da modalidade e também para selecionar os alunos que vão disputar a fase regional dos Jogos Escolares na categoria mirim, para os atletas nascidos entre 2004 e 2006.

A escola Antonio Caio irá disputar os Jogos Escolares no masculino e feminino, com uma equipe que já vem treinando há um ano, após o festival do ano passado. Já o ESO disputa somente no masculino, pois, em 2017, não foi realizado um festival interno da escola. Os treinadores de atletismo Rodrigo Vicente e Nivaldo Marques, agradeceram as escolas e os professores Luiz Francisco Soriano, do Antônio Caio e Caetano Fernandez, do ESO, por se empenharem em realizar as atividades e proporcionar aos alunos uma aproximação com o atletismo e iniciarem os treinamentos da equipe de Itapira.