Trabalhadores movimentam Itapira e Mogi

Enquanto Mogi Mirim encerrou a sua edição dos Jogos dos Trabalhadores no dia 1º de maio, Itapira deu início à sua 41ª edição na sexta-feira (4). Competições com características distintas, mas uma essência idêntica: proporcionar aos trabalhadores de empresas das cidades a oportunidade de competição e prática esportiva. Em Mogi, após um ano sem a realização do evento, a Secretaria de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) retomou a disputa neste ano.

O Clube Mogiano foi o campeão, com 87 pontos, seguido pela Balestro, com 80. Turbo Máquinas, Lindsay, Morecap, Layr, Sulamericana, Marangoni, Barros e Enaplic também participaram do evento. Foram promovidas provas de corrida, futebol, futebol society, futebol de salão, futevôlei, luta de braço, natação, tênis de mesa, tranca, truco, vôlei e vôlei de areia e 627 atletas foram inscritos.

De acordo com o secretário Marquinhos Dias, as dificuldades financeiras encontradas no primeiro ano da atual gestão, inviabilizaram a realização. Neste ano, ele credencia a promoção do evento aos funcionários da Sejel, que entenderam a proposta e assumiram a responsabilidade. Foi a própria secretaria que fez os contatos com as empresas e a divulgação em redes sociais, jornais e outros meio de comunicação.

No entendimento de Marquinhos Dias, a competição teve início, de certa forma, fria. “Com o passar de cada competição aqueceu, houve o entusiasmo entre as empresas, com a alternância entre primeiro, segundo e terceiro colocado e foi sensacional depois. Na sexta-feira, na final do Futsal, a empolgação das torcidas chamou a atenção, parecia final de Amador, de Brasileiro”.

Ele elogiou a formatação que permitiu que cinco categorias fossem disputadas no último dia, deixando aberta a briga pelo título geral da competição. “Clube Mogiano, Balestro e Turbo Máquinas chegaram com chance. A finalização no Teatro de Arena, com a Luta de Braço, teve um público surpreendente. Foi um grande sucesso, fiquei muito feliz. Todos levaram muito a sério e tenho certeza que ano que vem o interesse será maior e vamos promover os Jogos dos Trabalhadores em 2019 ainda melhor do que foi em 2018”, avalia o secretário.

Em Itapira, a abertura ocorreu na sexta-feira (4), com o desfile de abertura e o cerimonial olímpico. Cargill Alimentos, Cristália, Dayco, Penha, Estrela e Prefeitura/Saae/Câmara são as participantes em 2018. Já na abertura, a Penha foi a campeã da Torcida Mais Animada, seguida por Cristália, Estrela, Dayco, Cargill e Prefeitura. No concurso de frases, a primeira posição também ficou com a Penha, seguida por Estrela, Cristália, Dayco, Prefeitura e Cargill.

Carla Vieira, da Prefeitura/Saae/Câmara, foi eleita a Rainha da edição 2018. A Primeira Princesa também foi da Prefeitura, Alessandra Fernanda da Silva e a Segunda Princesa foi Tamara Poletini, do Cristália. A competição teve sequência no sábado, quando a dupla Lara e Suzana conquistou o título do vôlei de praia feminino para a Prefeitura.

No campo Pedro Bagini (Lazer), pelo futebol de campo, a Estrela perdeu para a Cargill por 5 a 2 e a Prefeitura venceu por 2 a 1 a Dayco. Na segunda-feira (7), foram conhecidos os vencedores no Pebolim. No Tacobol, a Cargill ficou com a taça, seguida por Cristália, Dayco, Estrela, Prefeitura e Penha. No mesmo dia, o Cristália venceu a Penha por 2 sets a 0 no vôlei feminino. O jogo aconteceu no ginásio do Itapirão, que também recebeu duas partidas do vôlei masculino. O Cristália bateu a Dayco por W.O. e a Prefeitura perdeu para a Cargill por 2 sets a 0.

Na terça-feira (8), foi a vez da abertura do basquete masculino, no Itapirão. A Dayco deu novo W.O e perdeu para o Cristália por 20 a 0 e a Penha perdeu para a Prefeitura por 45 a 32. No futsal feminino, disputado no ginásio Santo Breda Sobrinho, a Prefeitura goleou o Cristália por 19 a 0 e a Estrela fez 11 a 2 na Penha. Nesta sexta-feira (11), a programação prevê duas partidas pelo futsal feminino no Santo Breda. A partir das 19h00, a Dayco enfrenta a Penha e às 19h30 tem Cargill x Cristália.

No Itapirão, pelo vôlei feminino, a Estrela duela com o Cristália às 19h00. A partir das 19h30, a Penha encara a Prefeitura e às 20h00, no masculino, a Penha joga contra a Cargill. No sábado (12), o futebol de campo retorna com dois duelos no Pedro Bagini. A partir das 14h30, a Cargill enfrenta a Penha e às 15h30 tem Dayco x Cristália. Já no CT Aurélio Miguel será conhecido o campeão do truco. Cargill, Estrela e Cristália estão no Grupo 1 enquanto Prefeitura, Dayco e Penha compõem o Grupo 2.

Os dois melhores avançam para a semifinal e já na sequência acontece a decisão. O truco começa às 14h30. Já a partir das 15h00, tem início a disputa do vôlei de praia masculino, na quadra do Lazer. A competição é realizada em turno único pelas seis equipes e a que somar mais pontos fica com o título da modalidade. A 41ª edição dos Jogos dos Trabalhadores será encerrada no dia 26 de maio, após a final do futebol de campo, no Pedro Bagini.