Coluna da Elaine: E o frio chegou

Há quem odeie e há quem comemore a chegada do frio. Para alguns a época mais elegante do ano, para outros a época de comer desenfreadamente. Mas vamos devagar! O inverno está se aproximando e essa estação exige cuidados especiais com a saúde. Frio é sinônimo de clima mais seco e de baixa umidade relativa do ar. Essa combinação causa ressecamento da pele, deixando nosso corpo com um aspecto esbranquiçado e craquelado tirando o brilho natural da pele, principalmente em áreas mais expostas como mãos e rosto, mas todo o corpo sofre com o ressecamento.

É muito importante a hidratação da pele nessa época, hidratantes corporais, labiais e principalmente protetor solar! Não é por que estamos no inverno que você pode descuidar da pele e também deve-se evitar banhos muito quentes, por que isso também causa desidratação da pele. Beber muita água é imprescindível! Com o frio, você tem muitas opções que são ótimas para se hidratar: chás e caldos quentes são ótimas pedidas, mas não se esqueça de priorizar a água.

O ideal é ingerir 0,05ml para cada quilo de peso corporal, ou seja, uma pessoa de 60 quilos, por exemplo, precisa de pelo menos três litros de água por dia. Alterne esses três litros entre água, chás e caldos de legumes, que são poucos calóricos. Mantenha uma alimentação equilibrada. Nada de se entupir de comidas gordas, que demoram a ser digeridas e podem causar aumento de peso. Verduras e legumes refogados são ótimas opções para quem não consegue comer aquela saladinha fria. Os vegetais são ótimas fontes de fibras e vai ajudar você a saciar por mais tempo.

Com o frio temos a sensação que a fome aumenta e realmente aumenta, pois nossa temperatura cai e nosso tecido gorduroso tem o importante papel de manter a nossa temperatura corporal, sendo assim, naturalmente nosso corpo gasta muito mais energia para manter a temperatura e para repô-la o corpo pede alimentos energéticos, ou seja, os carboidratos. Daí o motivo pelo qual queremos comer a todo custo comidas mais calóricas e quentes, para mantermos a energia e a temperatura corporal.

No frio também temos a tendência de diminuir as atividades físicas, mas saiba que a manutenção das atividades é importante em qualquer época do ano. Basta adaptar-se. Agasalhos, ambientes diferenciados de acordo com o seu esporte podem ser utilizados para que as atividades físicas sejam mantidas e não se esqueça que o bom e velho aquecimento se faz necessário. Aquecer-se no início e alongar-se no final de cada treino evita lesões, que são muito comuns no frio. Muitas vezes o aquecimento precisa durar um período maior do que no verão, para que realmente seu corpo esteja preparado para aquela atividade.

Vale ressaltar que em dias em que a umidade relativa do ar está muito abaixo do normal, o ideal é reduzir também o ritmo dos exercícios. Qualquer sinal de desconforto, dor de cabeça, tontura ou vista turva é motivo para parar o treino, pois com a umidade baixa o corpo tende a forçar muito mais para realizar as mesmas atividades que faríamos num dia com umidade normal. Veja, não é preciso parar de fazer nada por conta do frio, basta adaptar-se e aproveitar o que o frio traz de melhor.

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