Fisio&Saúde: Um pouco de história…

Caroline Zacariotto Silva*

Entre os dias 6 e 31 de agosto ocorre em todo território nacional a campanha nacional de imunização contra sarampo e poliomielite. O público-alvo é composto por crianças de 1 a 5 anos de idade ou aquelas que deixaram de receber a dose na idade adequada.

Atualmente o sarampo é um problema, com surto em dois estados. Já a poliomielite não é registrada no país desde 1989. Contudo a queda na procura pela imunização gera receio.

No passado, a poliomielite causou sequelas em milhares de crianças e também adultos, tendo própria história da fisioterapia no Brasil se misturando um pouco com a história da poliomielite, e com o surgimento de recursos para tratar as consequências dessa doença.

A Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro foi criada pela Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), em 1956, e foi a primeira instituição no país a oferecer em caráter regular um curso de graduação em Fisioterapia.

Apenas em 13 de outubro de 1969, com o Decreto-Lei 938, a fisioterapia se legalizou como profissão. Felizmente, houve transições e hoje a prática clínica é necessariamente fundamentada em pesquisa e nos seus resultados, corroborando para a relevância da prática.

*Caroline Zacariotto Silva é formada em fisioterapia na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e possui cursos de pós-graduação lato senso e especialização na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *