Itapirense joga pela vaga contra Comercial

Dependendo de uma boa vitória para seguir a diante a Esportiva Itapirense encara um adversário já classificado na última rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Após a crucial vitória diante do Bandeirante de Birigui, a Vermelhinha enfrenta o Comercial, no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto. O duelo está programado para as 15h00 deste sábado (18). A equipe comandada pelo treinador Luís dos Reis pode ter mudanças em relação a partida anterior. Léo Braz volta de suspensão, mas não tem a vaga assegurada. Felipe Mota e Caio, que saíram do time na última rodada, também são opções.

Do outro lado, o Comercial não trata a partida com tanto interesse. Já classificado, o time tem jogadores titulares pendurados. Por isso, o zagueiro Michael Douglas e o volante Lineker devem ser poupados. Para o lugar do defensor não há mistério. Guilherme Café deverá ser o escolhido. No caso do meio-campista, o substituto ainda não foi definido. Quem ameaça a passagem de fase da Esportiva é o Paulista de Jundiaí. As duas equipes tem o mesmo número de pontos, sete, mas o Coelho tem a vantagem de um gol a mais de saldo. Por isso é importante fazer uma vitória com boa margem de gols. O Galo do Japi decide a sorte diante do já eliminado Bandeirante, em Birigui, também a partir das 15h00.

A matemática da classificação é um tanto quanto complicada. Esportiva e Paulista estão empatados com sete pontos. Para avançar, a Vermelhinha precisa se manter à frente, ao menos, nos critérios de desempate. Atualmente, o time itapirense tem um gol de saldo e o Paulista está zerado, o que deixa a Esportiva com o segundo lugar. Ou seja, se os dois jogos terminaram empatados, quem avança é a Esportiva. Se os dois times perderem pelo mesmo placar, ou seja, Comercial 1 x 0 Esportiva e Bandeirante 1 x 0 Paulista, a vaga é da Esportiva também. Outro cenário é a Esportiva vencendo pelo mesmo placar de uma eventual vitória do Paulista, por exemplo, Comercial 0 x 1 Esportiva e Bandeirante 0 x 1 Paulista. A Vermelhinha também avança se vencer por um saldo melhor ou se perder por um saldo melhor, por exemplo, Comercial 1 x 0 Esportiva e Bandeirante 3 x 1 Paulista ou Comercial 0 x 2 Esportiva e Bandeirante 0 x 1 Paulista.

Os exemplos até aqui parecem óbvios, mas, se complicam quando pensamos que é possível um empate geral entre os times nos critérios técnicos. Por exemplo, se a Esportiva vencer o Comercial por 1 a 0 e o Paulista fizer 2 a 0 no Bandeirante, Coelho e Galo ficarão com 10 pontos, três vitórias, saldo positivo de dois gols e seis gols pró cada. Assim, a vaga seria decidida no número de cartões vermelhos. A Esportiva tem um e o Paulista três, o que dá vantagem inicial à Vermelhinha. Nos amarelos, são 18 para o Paulista e 13 para a Esportiva, mais uma vantagem itapirense. Este cenário só é plausível em caso de vitórias ou derrotas dos dois times que culminem em um saldo idêntico e número de gols também. Por exemplo, se a Esportiva vencer por 2 a 0 e o Paulista ganhar por 4 a 0, o Galo da Japi fica com saldo de quatro gols e a Esportiva com saldo de três e a vaga fica com o time de Jundiaí. No caso da Esportiva perder por 3 a 0 e o Paulista por 4 a 2, os dois times ficariam com saldo de -2 gols, mas, com um gol a mais (6 a 5), o Paulista avançaria.

A matemática é tão maluca que, se a Esportiva desbancar o líder geral e ainda invicto Comercial com uma vitória por 3 a 0 dentro da casa do rival e o Paulista vencer o já eliminado Bandeirante por 5 a 0, todo o esforço itapirense será em vão e a vaga ficará com o Paulista. Assim como se a Esportiva perder o jogo por 3 a 2, mas o Paulista perder por 2 a 1, mesmo derrotada, a Vermelhinha avança. É por isso que será vital ficar atento ao jogo, mas também com uma calculadora na mão.

Next Post

Copa da Liga pinta como novo torneio de futsal

sex ago 17 , 2018
Estão tomando forma as conversas para que Itapira tenha uma nova competição de futsal. A Liga Itapirense de Futebol Amador (LIFA) vai capitanear a Copa da Liga que ainda não tem data definida para começar, mas as inscrições já podem ser feitas, até a próxima quarta-feira (22), por meio do […]