Free Play faz ajustes finais para o Brasileiro

Falta muito pouco. Os principais nadadores do Brasil estão cada vez mais perto de protagonizar mais um espetáculo em busca de medalhas, recordes e índices, inclusive, para o Mundial de dezembro, programado para a China. O Troféu José Finkel está aí e, claro, a Free Play/Sejel está nessa. Na quarta-feira, 22, a equipe realizada o último treino em Mogi Mirim antes de embarcar para São Paulo. Na quinta, após viajar pela manhã, os atletas já treinarão na piscina do Esporte Clube Pinheiros, sede da edição 2018 do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação.

Conrado Coradi Lino, Tomas Coradi Lino e Bárbara Cecato Barbosa serão os representantes na competição, sob o comando do coordenador técnico Ricardo Antônio Martiniano. O Troféu José Finkel acontece de 24 a 28 de agosto e, com a aproximação da estreia, os nadadores da Free Play recebem uma atenção especial. “Agora é hora de polimento, de descansar. Tudo o que puder ser feito para melhorar a performance, estamos fazendo. É hora dos ajustes finos na preparação”, destacou Martiniano.

O treinador afirmou que a rotina de cada atleta pode ser alterada neste momento de acordo com as suas características. “Tem aqueles que precisam dar uma seguradinha, que precisam secar, diminuir a taxa de gordura sem perder tonos muscular. O ajuste é bem fino mesmo, com boa alimentação, muito descanso. O sono é muito importante, porque agora é hora do detalhe”, destacou o professor. Os trabalhos de correção e de evolução das técnicas de nado são colocados em destaque nos treinos, e, claro, há muita atenção em relação à ansiedade de cada nadador. “Claro que a ansiedade aumenta para todos. Mas, é hora de aliviar o stress. Cada um procura a sua válvula de escape. De um é o violão, do outro é ver um filme. Agora é só curtir, porque vai dar tudo certo”, destacou Ricardo.

Bárbara está confiante e garante que dará o máximo de si na estreia no Finkel

Conrado, atleta que embarca para mais um Troféu José Finkel em sua carreira, explica que, até semana passada estavam com treinos intensos e exaustivos. Já esta semana, é a primeira de treinos mais tranquilos. “Agora está na hora de descansar e acumunlar energia para a seletiva do Mundial. Apenas ajustes finos de todo um trabalho”. O atleta firma que é hora de deixar rolar. “O que tinha de ser feito, já foi, e muito bem feito. Agora é um mergulho de cada vez, uma piscina de cada vez, um dia de cada vez. Logo chega.

Para Tomas, a experiência em torneios anteriores é importante. Ele afirma que auxiliam muito nestes momentos decisivos, principalmente, a controlar o nervosismo. “Ajudam muito na preparação, pois você já se conhece bem mais, sabe seus atalhos para nadar melhor”. O nadador destacou que esperava nadar mais que as duas provas que obteve índice. A expectativa é alcançar a final B nos 50 metros costas. “Acho que tenho condições, tenho que abaixar pouco mais de meio segundo do meu melhor tempo. Já na terça será um pouco mais difícil, então, espero abaixar meu melhor tempo da vida, mas se abaixar bastante pode acontecer uma final também”, enfatizou.

Em seu primeiro José Finkel, Bárbara Cecato Barbosa quer ir além. “A torcida pode esperar a baixa dos meus tempos. Vou estar lá para dar o meu melhor”, exclamou. Ela confessa, porém, que ainda não consegue controlar completamente ansiedade e que, todas as vezes, parece que irá nadar a primeira competição. Ainda assim, usa as experiências passadas para melhorar ainda mais a sua performance. “Os campeonatos anteriores mostram nossos erros e acertos, tanto técnico, como psicológico e físico. Sendo assim, nós conseguimos corrigir esses erros que fazem toda a diferença no campeonato e aperfeiçoar nossos acertos e sempre aprendendo mais com a natação”.

Tomas irá nadar duas provas no Esporte Clube Pinheiros

PROGRAMAÇÃO

A ‘start list’ do José Finkel foi divulgada na semana passada pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos). Conrado abre a participação nos 100 metros nado borboleta. Nesta prova, ele chega com o balizamento de 54sege15, 25ª melhor marca entre os 31 nadadores garantidos na disputa. Entre os concorrentes por um lugar no pódio estão atletas de nome, como Nicholas Santos, na Unisanta e Kaio Márcio de Almeida, do Minas Tênis Clube. Kaio, inclusive, é o recordista brasileiro e sulamericano da prova, com 49seg44, registrados em 2009, na Taça do Mundo de Estocolmo.

No dia 25, será a vez de nadar os 200 metros medley, prova em que Conrado chega com o sexto melhor tempo de balizamento entre os 30 nadadores, com 2min04seg09. No dia 27, o atleta nadará os 400medley, prova em que possui a sétima melhor marca, com 4min45seg74 e no dia 28, ele fechará a participação nos 100 metros medley, em que tem o tempo de 55seg92 e o quinto tempo mais rápido entre os concorrentes.

A competição na capital dá vaga para o Mundial de Piscina Curta, que acontece entre os dias 11 e 16 de dezembro, em Hangzhou, na China. Além de Conrado, outros dois atletas da Free Play estarão no Pinheiros, entre 24 e 28 de agosto. Seu irmão mais novo, Tomas Coradi Lino, nadará os 50 metros costas (26/8) e os 100 metros medley (28/8). Já Bárbara Cecato Barbosa fará sua estreia no José Finkel no dia 25 de agosto, nos 1.500 metros livres e, no dia 27, ela volta para nadar os 400 metros medley. No dia 28, ela fecha a disputa com os 100 metros medley.

Next Post

OAB cria comissão contra crise no Mogi Mirim

sex ago 17 , 2018
A subseção de Mogi Mirim da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) oficializou a criação de uma comissão para estudar, sob o ponto de vista jurídico, caminhos para solucionar a crise que assola o Mogi Mirim Esporte Clube. A ação foi referendada pelas esferas superiores do órgão e ocorre após […]