Barão é rebaixado para a 2ª Divisão da Copa Itapira

A primeira fase da Primeira Divisão da Copa Itapira de Futebol Amador foi finalizada neste domingo (19). Três partidas foram realizadas pelo Grupo 2. Destaque para o rebaixamento do BFC União para a Segundona de 2019. O time do Barão empatou em 2 a 2 com o Sport, em duelo realizado no campo Pedro Bagini (Lazer). O resultado levou o Tubarão aos seis pontos e a equipe ficou na dependência do resultado entre Solano e Guarani, realizado na sequência, também no Pedro Bagini.

Com o empate em 3 a 3, Solano e Bugre avançaram de fase e se juntaram a Eleutério e Sport no G4. Já o Barão, assim como o Águas Claras, foram os rebaixados no Grupo 2. O Barão foi campeão da Primeira Divisão em 2013 e em 2016 e disputou as finais de 2014 e 2015. Ou seja, em quatro anos seguidos disputou a final e, em 2017, chegou à semifinal, quando foi eliminado pelo Valencia.

Na partida deste domingo, o Barão foi a campo escalado por Ricardo Tofoli com Lucão; Tito, Alan, Tiago e Rogério; Nego, Fred e Bariani; Nê, Mayke e Gabriel. Já o Sport do técnico Tuta foi escalado com Farinha; Lielson, Luís Otávio, Geasi e Deca; Paulo Elson, Wellington, Wellington Cezário e Elivelton, José Cláudio e Marcondes. Logo aos 11 minutos do primeiro tempo, Elivelton abriu o placar para o Sport. Três minutos depois, Wellington Cezário ampliou. Aos 21 do primeiro tempo, o Barão mexeu e Bariani deixou o campo para a entrada do atacante Raife. Mais ofensivo com a necessidade de buscar um melhor resultado, o Barão descontou aos 12 da etapa final, com Raife. O atacante empatou a partida aos 25, em cobrança de pênalti. A partida ainda contou com muita confusão e quatro jogadores do Sport foram expulsos. Marcondes, Lielson, Wellington e José Cláudio receberam cartão vermelho do árbitro Everaldo Turato. Mesmo com a vantagem numérica, o BFC União não conseguiu a virada e o time teve que acompanhar a partida de fundo para saber o seu futuro na competição.

Solano terminou a primeira fase com sete pontos e avançou na terceira posição do Grupo 2 | Fotos: Lucas Valério/Grande Jogada

Comandado por Josias Moreira, o Solano entrou em campo com Tady; Gustavo, Fernando, Maycon e Wellington; Raul, Chico, Teu e Tiziu; Bruninho e Anderson Polga. Do outro lado, o Guarani, de Tiãozinho, foi escalado com Júlio César; Rapha, Jean, Romário e Jaciel; Welker, Gui, Nilson e Lucas; Jonathan e Guinho. A partida começou com a calculadora em destaque. Isso porque o Solano avançaria com uma vitória ou com um empate. Se o jogo terminasse 0 a 0 ou 1 a 1, o Guarani cairia e o BFC União seguiria no torneio. Já em caso de empates de 2 a 2, 3 a 3 ou mais gols, a vaga seria do Guarani, com o Barão indo para a Segundona.

Já uma vitória daria a vaga ao Bugre e o Solano só cairia se fosse derrotado por dois gols de diferença. E logo aos 7 minutos, o Solano ficou em vantagem com o gol de Anderson Polga. O Guarani empatou aos 25, quando Rapha mandou para a área e encobriu o goleiro Tady. Aos 41, Gui aproveitou cruzamento e virou o jogo para o Guarani. O duelo foi para o intervalo com a vaga nas mãos de Solano e Guarani. O Solano, aliás, naquele momento, estava avançando graças ao menor número de cartões vermelhos. Porém, logo aos 11 da etapa final, Bruninho empatou o jogo para o Solano e César, aos 26, virou o jogo. O resultado rebaixada o Guarani, que foi buscar a vaga aos 30, com Lucas, em cobrança de pênalti.

O Grupo 2 ainda teve a vitória do Eleutério por 1 a 0 sobre o Águas Claras. O gol do Tigre foi marcado aos 17 minutos da etapa final, com Júlio César. O resultado levou o Eleutério aos 10 pontos, ficando com a liderança da chave. Na sequência, Sport (8 pontos), Solano (7 pontos) e Guarani (6 pontos). Barão, com 6 pontos e Águas Claras, com um, foram rebaixados. A classificação final determinou os confrontos das quartas de final. Seguindo a tabela original publicada no começo do ano pela Secretaria de Esporte e Lazer, o calendário do mata-mata ficou da seguinte forma.

No domingo, dia 26 de agosto, o Valencia enfrenta o Guarani, às 8h30, no campo dos Prados. No mesmo local, às 9h45, o Fúria Jovem Botafogo encara o Solano. Já no dia 2 de setembro, às 8h30, também nos Prados, o Eleutério encara o Bob Marley e o Sport joga contra o Córgo do Coxo, às 9h45, no mesmo local. Esta agenda não está confirmada e a tabela oficial, com datas, horários e locais será publicada nesta segunda-feira (20), pela SEL.

Next Post

Clube Santa Fé reinaugura cancha de bocha

seg ago 20 , 2018
A cancha de Bocha do Clube Santa Fé vai ser reinaugurada. Para marcar a novidade o local receberá um torneio comemorativo dia (26), aà partir das 9h00. A intenção é dar uma oportunidade de lazer e prática esportiva para crianças, jovens, adultos e idosos já que a bocha é um […]