Quero fazer bariátrica – Como é o pós operatório hospitalar?

A permanência no hospital vai variar de acordo com a cirurgia que foi realizada. Pacientes que realizam as cirurgias do tipo bypass ou sleeve por videolaparoscopia geralmente tem alta hospitalar mais rápida do que os pacientes que fazem da forma aberta. Em geral entre 48 a 72 horas o paciente já tem condições de ir para casa. Já as variações do tipo Scopinaro, Capela, Higa e Wittgrove que não são realizadas por vídeo, a permanência é de um período mínimo de 5 dias, sendo avaliada a evolução do paciente durante a internação.

Depois da cirurgia, o paciente bariátrico é estimulado a se levantar, sentar, caminhar levemente. São realizados exercícios motores e respiratórios com fisioterapeutas ainda dentro do hospital. É possível que permaneça uns dias com um acesso para soro, para hidratação, uma vez que o paciente ainda não vai se alimentar e poderá ainda não estar tomando líquidos (isso vai depender de cada cirurgião). O acesso também serve para medicamentos, caso haja prescrição ou dor.

Alguns médicos adotam as sondas urinárias para as primeiras horas pós cirúrgicas, onde há necessidade de permanecer deitado por pelo menos 24hs. Pode-se indicar também o uso do dreno abdominal, que geralmente é retirado na alta hospitalar. Os exercícios motores e respiratórios são estimulados diariamente no período de internação, para que se evitem complicações vasculares e embolia pulmonar. Injeções anticoagulantes são utilizadas no hospital e no pós operatório em casa.

A introdução para a dieta líquida começa no hospital e continua nos próximos 30 dias pós cirúrgicos. Nesse período podem ocorrer náuseas, vômitos, dores, perda de apetite, gases abdominais e fraqueza. Tudo isso é normal e a equipe médica está preparada para auxiliar o paciente dentro do hospital e fora dele.

#bariatrica #bypass #sleeve #emagrecimento #posoperatorio #imc #obesidade #perdadepeso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *