Rival do Itapira Hand sai neste final de semana

O final de semana será de definição na categoria adulto do Campeonato da Liga de Handebol do Estado de São Paulo (Lhesp). Classificado como primeiro colocado, o Itapira Handebol Clube/SEL já encerrou sua participação na fase qualificatória. Agora, espera pela definição do adversário, que será o quarto colocado da atual fase. Quatro times surgem como possibilidades. São João da Boa Vista, Limeira, Itatiba e Liga Paulista de Sorocaba são os possíveis futuros rivais.

Nesta sexta-feira (7), o Itatiba joga em casa, no ginásio do Itatiba Esporte Clube. Primeiro, enfrenta Limeira, às 11h15. Depois, joga contra Porto Feliz, às 15h00. No mesmo dia, em Piracicaba, São João enfrenta a AABB/Bauru. Já a Liga Paulista faz duas partidas no domingo (9). Primeiro, recebe Indaiatuba, às 10h15 e depois, às 15h15, tem compromisso com a AABB/Bauru.

Além do Itapira HC, o Tietê também já está com vaga garantida na Série Ouro. Os itapirenses tem 30 pontos e foram os únicos a fechar a competição de forma invicta e com 100% de aproveitamento. Ou seja, Itapira venceu os 10 rivais que teve pela frente. Tietê tem 25 pontos e só pode ser alcançado por São João, que tem 22. Porém, como no confronto direto, SJBV e Tietê empataram em 23 a 23, os sanjoanenses precisam tirar uma diferença de 30 gols de saldo no duelo com Bauru para assumir a segunda posição, algo que não parece provável, mesmo com o time bauruense na lanterna, com apenas oito pontos – a equipe perdeu todos os jogos, mas, cada derrota sem ser por W.O vale um ponto.

Tietê também não pode ser colocado como um potencial rival de Itapira porque a quarta colocada, Limeira, não tem como chegar a 25 pontos, assim como Itatiba, que vai no máximo a 23. Para se classificar, São João precisa apenas vencer Bauru, o que, pela campanha do adversário, parece algo fadado a ocorrer. Desta forma, o número de potenciais rivais de Itapira cairia para dois e o confronto direto deste feriado de 7 de setembro será fundamental. Com 21 pontos, Limeira chegará a 23 em caso de empate e garantirá a vaga, já que Itatiba, mesmo batendo Porto Feliz, chegaria no máximo a 22 pontos.

LIMEIRA

Neste cenário, de vitória de São João e empate ou vitória de Limeira, a adversária itapirense na semifinal seria Limeira. Caso vença as duas partidas que tem no final de semana, Itatiba irá a 23 pontos e, ficando atrás de São João, será a rival de Itapira. Caso Itatiba vença Limeira e empate com Porto Feliz, irá a 22 pontos, empatando com Limeira. Isso levaria a uma decisão por critérios de desempate e a vaga ficaria com Itatiba pelo primeiro dos critérios: o confronto direto. Ou seja, mais um cenário em que Itatiba entrará no caminho itapirense. Limeira avançará mesmo com derrota no final de semana apenas se Itatiba perder para Porto Feliz, equipe que soma uma vitória e oito derrotas no torneio. Ou se São João for derrotada por Bauru.

SOROCABA

A Liga Paulista só consegue ficar com a quarta vaga e ainda precisa de uma combinação improvável de resultados. De forma imprescindível, tem que vencer os dois jogos e ainda torcer para São João da Boa Vista perder para o lanterna Bauru (que joga dois dias antes, podendo tornar os duelos do time de Sorocaba uma mera burocracia). Além de tudo isso, se Itatiba x Limeira terminar com vitória de Itatiba, a vaga ficaria com Limeira, que iria aos mesmos 22 de São João e da Liga, mas por ter uma vitória a mais que os concorrentes (6 x 5 x 5) ficaria com a vaga. Caso Limeira e Itatiba empatem e Itatiba confirme o favoritismo contra Porto Feliz, a vaga só ficará com a Liga se conseguir tirar uma diferença de 28 gols de saldo para Itatiba e de nove para São João, já que os três ficariam empatados com 22 pontos e cinco vitórias cada. O cenário mais plausível para a Liga Paulista é torcer por uma vitória de Limeira sobre Itatiba. Assim, ficaria empatado com São João, que, neste cenário, teria perdido (ou seja, teria o saldo afetado) e, como a Liga precisaria de duas vitórias, em tese, ampliaria o saldo, conseguindo passar São João, ficando com a quarta vaga e decidindo a semifinal com Itapira. Ou seja, há cenários possíveis para quatro teóricos rivais, mas, Itapira deve mesmo enfrentar Limeira ou Itatiba na semifinal. Fato é que só será possível saber após a rodada deste final de semana.