Itapirenses faturam seis medalhas no Paulista

No final de semana dos dias 8 e 9 de setembro, foi disputado o Campeonato Estadual Sub16 e Sub18 de atletismo. O torneio aconteceu na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo. Esta foi a última competição da equipe na Federação Paulista neste ano. Itapira participou com nove atletas, que representaram a equipe do Instituto Edson Luciano Ribeiro.

Os Itapirenses conquistaram seis medalhas. Destaque não apenas da competição, mas do ano, foi a atleta Isabelle Souza, campeã paulista na prova do salto com vara sub18, melhorando sua marca com 3,30 metros. A atleta, campeã brasileira de 2016 e de 2018, finaliza o ano como começou: líder do ranking brasileiro. Isabelle ainda disputou pela primeira vez a prova do salto triplo e já medalhou, ficou com o bronze com 10,51 metros.

Outro ouro veio na prova do lançamento do martelo sub18, com Bruno Thadeu Leme, marcando 39,21 metros e sagrando-se bicampeão paulista. No lançamento do martelo feminino vieram mais duas medalhas. Prata no sub18, com Laura Sartorato (46,61 metros) e bronze com Beatriz Silveira (37,66 metros). Beatriz é apontada como a principal promessa da equipe para os próximos anos, pois, na próxima temporada, ela ainda será da categoria sub16 e deve figurar entre a três melhores do país nos anos seguintes.

A quinta medalha veio no salto com vara sub18 com o atleta Peter Gustavo Alves de Oliveira, que conquistou o bronze saltando 3,40 metros. Peter foi o atleta que apresentou maior evolução no ano, sendo bronze nos Jogos Regionais com 2,90 metros no final do mês de julho, e 40 dias depois, melhorou sua marca em 50 centímetros.

Mais três atletas participaram da competição. Whillian Salvador Silva, foi o quarto no salto com vara, também melhorando sua marca com 3,20 metros.Everton Inácio foi o sexto no salto em distância sub18, com 6,08 metros e David Gabriel participou pela primeira vez no pentatlo (cinco provas combinadas), terminando na 12ª colocação.

A equipe itapirense finaliza o ano nas competições da Federação e Confederação que tem reconhecimento nacional. Quatro atletas ainda devem disputar os Jogos Abertos no mês de novembro. Dois por Itapira, Jonatas Moreira no martelo e Indira Biachio na marcha atlética, e Isabelle Souza e Pedro Filhou por São Joaquim da Barra, na prova do salto com vara.

Outros compromissos serão as disputas de etapas do Circuito Regional de Atletismo, que tem como objetivo incentivar os novos valores que estão nas turmas de iniciação. Os atletas foram acompanhados pelos treinadores Nivaldo Marques e Rodrigo Vicente que agradecem a colaboração do Instituto Edson Luciano Ribeiro, que agregou os atletas itapirenses, permitindo a participação nas competições de âmbito nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *