Sport e Bob Marley na final da 1ª Divisão da Copa Itapira

A 1ª Divisão da Copa Itapira terá um campeão inédito em 2018. No domingo (16), foram realizadas as partidas da fase semifinal, no campo Pedro Bagini (Lazer). O Sport eliminou o Valencia nos pênaltis e o Bob Marley venceu o Fúria Jovem do Botafogo. Os times agora decidem o título da elite do Amador local no dia 30 de setembro, no campo Victório Sartorelli Filho (Prados).

Esta é a primeira vez que os dois times chegam à decisão da 1ª Divisão. O Sport comprovou a fase ascendente com a classificação para a final. Em 2015, a equipe ainda estava na Terceira Divisão e chegou até a final, quando perdeu para o Coiotes. No ano seguinte, uma nova decisão e um empate diante do Fúria Jovem do Botafogo garantiu à equipe o seu primeiro título na Copa Itapira.

Em 2017, o Sport foi eliminado nas quartas de final da Primeirona, mas, nesta temporada, foi mais longe. Nas quartas, venceu o Córrego do Coxo por 1 a 0. Já na semifinal deste domingo, a equipe teve um duelo emocionante com o atual campeão Valencia. Wellington Carlos abriu o placar logo aos 2 minutos do primeiro tempo para o Sport, que ampliou aos 20, com Marcondes. Na etapa final, o Morcegão reagiu e descontou aos 6 minutos, com Tiago. Aos 15, após cruzamento de Wesley, Pitty, de cabeça, deixou tudo igual.

A partida ficou mais amarrada e foi para as penalidades. Luís Otávio bateu o primeiro e fez para o Sport. Wesley errou a primeira batida do Valencia. Depois, os centroavantes conferiram. Marcondes fez para o Sport e Renan converteu para o Morcego. Na terceira série, Wellington fez para o Sport, mas Tiago parou na defesa do goleiro Farinha. Assim, bastava Wellington Carlos fazer para o Sport avançar, mas, o autor do primeiro gol do jogo bateu mal, par fora. Juliano Cima manteve o Valencia vivo na disputa, mas, Felipe converteu sua cobrança e definiu o placar de 4 a 2 para o Sport nos pênaltis.

O Leão agora vai ter pela frente o Bob Marley. Rebaixado em 2016, o Bob voltou à elite após chegar à semifinal da Segundona em 2017. A base mais uma vez foi mantida e o time comandado pelo técnico Buzina surpreendeu muita gente. Na primeira fase, a classificação veio na última rodada, com uma vitória que eliminou e rebaixou o Cubatão. O risco de voltar à Segundona foi riscado e o time passou a brigar por coisas maiores. Nas quartas de final, pegou o líder do Grupo 2, Eleutério e venceu por 2 a 1.

Já na semifinal, quem ficou para trás foi o jovem e rápido time do Fúria. No começo da partida, o time botafoguense foi para cima e criou boas chances de gol. No ataque do Bob, Pardá e Beto tentavam responder, assim como Rovane, pela direita. O gol da classificação, porém, foi contra, do zagueiro Allan, do Fúria, aos 24 minutos da etapa final. A vitória magra foi suficiente para o Bob Marley garantir pela primeira vez a vaga na final. Seja Sport ou Bob, certo é que a elite do Amador itapirense terá um novo dono em 2018.