Atletismo de Itapira ganha 5 medalhas no ABC

No sábado, 20, parte da equipe de atletismo disputou o Circuito da Federação Paulista de Atletismo (FPA). A competição reuniu atletas das categorias sub12, sub14, sub16 e sub18 e aconteceu em São Bernardo do Campo. O objetivo da participação foi levar os atletas iniciantes de maior destaque, que treinaram todo o ano e só haviam disputado competições do Circuito Regional de Atletismo, em que são disputadas as provas mais básicas e com nível bem inferior ao da Federação.

Nesta competição, os atletas tiveram a oportunidade de disputar provas como lançamentos do disco, dardo, salto com vara e provas com barreiras, que não são disputadas no Circuito Regional. Onze alunos participaram do campeonato, sendo oito deles pela primeira vez na Federação.

Na sub14, Jonathan Marcelino foi prata no arremesso do peso e bronze no lançamento do disco. Nesta última, outro itapirense foi prata, Fabricio Cestaro Olmedo, superando Jonathan e formando um pódio com dois atletas locais. Na categoria sub16, outro iniciante, Felipe Almeida, disputou pela primeira vez a prova do salto com vara e obteve a terceira colocação.

No sub18 o atleta mais experiente deste grupo, Peter Gustavo Oliveira foi prata nos 100 metros rasos. “Este atleta é um dos principais destaques da equipe este ano com, medalhas em Jogos Regionais e Campeonato Estadual, além de obter a maior evolução de resultados de todos os atletas da equipe em 2018”, ressaltou um dos técnicos, Rodrigo Vicente.

Os itapirenses ainda levaram uma critica a organização da competição. Na prova do salto com vara, o equipamento utilizado não permitia alturas menores que 1,90 metros , o que é muito alto para iniciar a prova na categoria sub14. Como resultado, todos os atletas sub14 não passaram a altura mínima, dentre eles, três itapirenses. “Isso acaba por desmotivar novos valores e a organização somente lamentou o ocorrido”, frisou Vicente.

Além dos medalhistas, participaram da competição na categoria Ana Laura Rocha (sub12), Maria Eduarda Oliveira e Luana Zangelmi (sub14), David Gabriel (sub16) e Everton Inácio (sub18). Os atletas foram acompanhados pelos treinadores Nivaldo Marques e Rodrigo Vicente. Esta competição encerra as participações da equipe itapirense este ano, já que nenhuma cidade se propôs a realizar etapas do Circuito Regional no segundo semestre.

Pedro Filhou e Isabella Souza, que treinam em Itapira, são os únicos ativos em torneios. Mas, pelo regulamento dos Jogos Abertos do Interior, eles devem disputar a competição pela cidade de São Joaquim da Barra, sede do clube Instituto Edson Luciano Ribeiro, equipe pela qual os itapirenses estão federados e disputaram competições da Federação e Confederação em 2018. Ambos disputam a prova do salto com vara.

Next Post

41 medalhas na bagagem da Free Play/Sejel

qua out 24 , 2018
A piscina municipal Felipe Karan, em Rio Claro, abrigou 19 entidades esportivas no sábado, 6 de outubro. Organizada pela FAP (Federação Aquática Paulista), aconteceu no local o Torneio Regional Petiz a Sênior da 2ª Região. A Free Play/Sejel representou Mogi Mirim com 21 atletas, sendo 17 meninos e quatro meninas. […]