Coluna da Elaine: O movimento Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 90 com o intuito de estimular as mulheres a fazerem o controle do câncer de mama. Anualmente neste mês ocorrem campanhas a nível nacional onde é promovida a conscientização da doença, melhor acesso aos serviços de saúde da mulher, sendo eles o diagnóstico e o tratamento, a fim de contribuir para a redução da mortalidade pela doença.

A campanha tem o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para a desmistificação da doença e o diagnóstico precoce, para que haja maior qualidade de vida as pacientes. Toda mulher deve realizar mensalmente o autoexame, sempre entre 3 a 10 dias após o surgimento da menstruação ou em uma data fixa para mulheres que não menstruam mais.

O autoexame não serve como diagnóstico para câncer de mama, mas é uma forma da mulher conhecer melhor seu corpo e perceber alguma alteração. Homens também devem realizar o autoexame, apesar de ser bem menor do que nas mulheres, também há casos de câncer de mama em homens.

O autoexame é muito simples de ser feito, ele tem apenas três etapas. Primeiro de pé observe a mama de frente a um espelho. Aumento de tamanho, nódulos, caroços e vermelhidão já são indicativos para procurar um médico. Deve-se apalpar a mama em pé e depois deitada, apalpando toda a área, inclusive a axila.

Em mulheres acima de 40 anos ou acima de 20 anos nos casos onde há câncer existente na família, é comum também realizar mamografia como prevenção e isso ocorre a critério médico, quando a mulher vai fazer seus exames periódicos.

Viu como é fácil? Faça seu autoexame e anualmente procure seu médico para exames detalhados. Prevenir é o melhor remédio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *