Copa Itapira começa reuniões para a edição 2019

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) inicia na próxima semana a programação da Copa Itapira de Futebol Amador de 2019. Nesta terça-feira, 20, os dirigentes dos clubes das duas principais divisões irão se reunir na sede da pasta, que fica na rua Major João Manoel, nº 399, no Centro de Itapira. O encontro terá início às 19h00, com o congresso dos times da Primeira Divisão. Mais tarde, às 19h30, será o encontro dos clubes da Segundona.

As reuniões serão mediadas pelos representantes da SEL, que organiza a competição. Bob Marley, Sport, Fúria Jovem, Valência, Eleutério, Córrego do Coxo, Guarani e Solano, que permaneceram na Primeira Divisão, terão a companhia de Vila Nova e Coiotes, que subiram da Segunda Divisão. A expectativa é de que a SEL oficialize a realização da competição em pontos corridos.

Após anos com a mesma fórmula, em que 12 equipes jogavam a primeira fase divididos em duas chaves e depois se enfrentavam no mata-mata até a final, o torneio voltará a ser realizado em pontos corrido. Foi assim na edição de 2011, quando apenas sete clubes participaram do torneio e o Paulistano terminou como campeão após 14 rodadas (dois turnos).

No ano seguinte, o Valencia bateu o Botafogo na final. Depois, o BFC União ganhou do Real Itapirense e, no ano seguinte, inverteu, com o Real ficando com a taça. Em 2015, o Valencia bateu o BFC União, situação que mais uma vez teve uma inversão, com o time do Barão batendo o Morcegão na decisão de 2016. No ano passado, o Valencia ganhou do Solano e, nesta temporada, o Bob Marley ganhou do Sport na final.

Com a realização do torneio por pontos corridos, não será realizada uma final, com o campeão saindo após nove rodadas. Se a competição não terá o clímax proporcionado pela decisão, os clubes entrarão mais vezes em campo. Neste ano, os finalistas jogaram oito partidas cada. Por outro lado, os times que caíram na semifinal fizeram sete, os que perderam nas quartas, seis e os eliminados na primeira fase, apenas cinco jogos.

Na Segundona, BFC União, Cubatão, Águas Claras e Estrela do Norte são os clubes oriundos da elite e rebaixados em 2018. Veimaqsom, Atleticano, Vila Ilze, Paulistano, Casa Amarela e Expresso do BFC permaneceram na divisão e Liverpool e RL subiram da Terceirinha. Inicialmente, a SEL pensou em fazer, já em 2019, a 2ª Divisão com 10 clubes e um novo formato, como na Primeirona.

Porém, devido a um erro no regulamento da edição 2018, não foi possível aumentar o número de rebaixados de quatro para seis. Assim, com a entrada de quatro times da Primeira e dois da Segunda, o torneio segue com 12 agremiações. Em 2019, o torneio seguirá a divisão de dois grupos de seis clubes na primeira fase.

Há a ideia de rebaixar três times de cada chave para a Terceira, para que a divisão tenha 10 clubes em 2019. Neste caso, uma das  hipóteses levantadas pela organização é a de classificar os líderes das chaves de forma direta para a semifinal e que os segundos e terceiros se cruzem em uma espécie de playoff, decidindo os outros dois classificados da semifinal. A reunião da Terceira Divisão acontece na terça-feira, 27, também às 19h00, na SEL. Além dos quatro rebaixados da Segundona, mais 12 times têm vaga garantida na fase de grupos. Assim, Unidos de Eleutério, Vila Secchi, Fantásticos, Só Alegria, Machadinho e Deportivo Itapirense deverão participar da Seletiva para a 3ª Divisão.

A competição em partidas únicas e eliminatórias definirá os outros quatro integrantes da fase de grupos. No momento, contando com os seis times que estavam na 3ª Divisão em 2018, já são 23 clubes indicados para jogar a Seletiva do ano que vem. Entre os novatos, estão agremiações como Itapira City, Boca Juniors e Good Jesus.

PRIMEIRA DIVISÃO

BOB MARLEY
SPORT
FÚRIA BOTAFOGO
VALENCIA
ELEUTÉRIO
CÓRREGO DO COXO
SOLANO
VILA NOVA
COIOTES

SEGUNDA DIVISÃO

BFC UNIÃO
CUBATÃO
ÁGUAS CLARAS
ESTRELA DO NORTE
VEIMAQSOM
ATLETICANO
VILA ILZE
PAULISTANO
CASA AMARELA
EXPRESSO BFC UNIÃO
LIVERPOOL
RL

3ª DIVISÃO

CA PONTE NOVA
UNIDOS DA BAHIA
FANÁTICOS
AGLOMERADOS
REAL MADRID
PORTO
BOTAFOGO
NACIONAL
NOSSO TETO
RED BULL
OLIMPIKUS
CHIVAS
BELA VISTA
UNIÃO DA BOA ESPERANÇA
BEIRA RIO
PONTE NOVA