Seletiva da Terceira Divisão terá 15 equipes

Terminou nesta quinta-feira (20), o prazo para as inscrições definitivas na Seletiva da Terceira Divisão da Copa Itapira de Futebol Amador. No total, 15 clubes participarão da competição, que tem data marcada para começar em março de 2019. Eles brigarão pelas quatro vagas restantes na fase de Grupos da Terceira Divisão da Copa Itapira do ano que vem, que já teve as chaves distribuídas pela SEL (Secretaria de Esporte e Lazer).

Na Seletiva, estão inscritas as equipes Boca Juniors, Escola de Futebol Batista, Itamaracá, Jardim Raquel, Juventus, Nova Itapira FS, Rosário Central, Magnatas Ultra Popular, Nova Geração, 100% Veneno, Fantásticos, Good Jesus, Tigres, Itapira City e Expresso Juventus. A organização reservou os dias 10, 17 e 24 de março para os confrontos. A definição do calendário e dos confrontos ocorrerá em reunião a ser agendada para os primeiros dias de janeiro, na sede da SEL.

Entre os clubes que inicialmente jogariam a Seletiva, Deportivo Itapirense e Só Alegria foram dissolvidos e Unidos de Eleutério e Vila Secchi, rebaixados neste ano, seguem na Terceirinha após as desistências de Fanáticos e Chivas. Mesmo sem a confirmação da pasta, a tendência é de que o Fanáticos, único time que em 2018 jogou a fase de grupos da Terceira Divisão, seja colocado como ‘chapéu’.

Ou seja, entraria diretamente na segunda fase. Na primeira etapa eliminatória da competição, os outros 14 times se enfrentariam em jogos únicos, com quatro partidas no dia 10 de março e outras três no dia 17. Sete equipes se classificariam e se uniriam ao Fantásticos na segunda etapa, agendada, à priori, para o dia 24 de março.

Os quatro classificados da Seletiva entrarão, um em cada chave, na Terceira Divisão, que ficou com os grupos formados da seguinte forma: Grupo 1 (CA Ponte Nova, Nosso Teto, Red Bull, Vila Secchi e Seletiva 1), Grupo 2 (Unidos da Bahia, Nacional, Olimpikus, Unidos de Eleutério e Seletiva 2), Grupo 3 (Aglomerados, Botafogo, Bela Vista, Ponte Nova e Seletiva 3) e Grupo 4 (Real Madri, Porto, União da Boa Esperança, Beira Rio e Seletiva 4).

De acordo com a SEL, há estudos para a criação de uma espécie de Torneio Varzeano, que reuniria os times eliminados na Seletiva de 2019. As equipes se enfrentariam em rodadas que se estenderiam até por volta de agosto ou setembro e os quatro melhores garantiram vaga na Terceira Divisão de 2020. Assim, não haveria seletiva em 2020, com os quatro piores times de 2019 sendo rebaixados para este eventual Varzeano. “São apenas estudos, mas existe uma chance de criar este formato”, destacou Humberto Luchetti, funcionário da SEL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *