Confrontos definidos na Seletiva da Terceira Divisão

A SEL (Secretaria de Esporte e Lazer) realizou na noite desta quinta-feira (10), o Conselho Técnico da Seletiva da Terceira Divisão da Copa Itapira de Futebol Amador. Dirigentes dos 13 clubes inscritos foram convidados a comparecer à sede do órgão e acompanhar a reunião que foi comandada pelos professores Humberto Luchetti e Flávio Figueiredo. Serão cinco jogos na primeira fase (dia 10 de março) e outros quatro na segunda fase (dia 17 de março). Os quatro classificados garantem a vaga na Terceira Divisão deste ano. Os nove eliminados jogarão uma competição que ainda terá o nome definido e que será uma das novidades no calendário 2019.

Inicialmente, a prévia da Terceira Divisão contaria com 15 equipes, porém, 100% Veneno e Boca Juniors abriram mão da disputa. Com isso, a SEL definiu que Fantásticos, Escola de Futebol Batista e Rosário Central, que atuaram em 2018, entrassem diretamente na segunda fase. Os outros 10 clubes foram colocados para sorteio e os confrontos ficaram assim definidos.

A partir das 8h30, Magnatas e Good Jesus se enfrentam no campo dos Prados. O vencedor do duelo enfrentará o Fantásticos, também às 8h30, nos Prados, no dia 17, para a definição do classificado para o Grupo 1 da Terceira Divisão, que já conta com Atlético Ponte Nova, Nosso Teto, Red Bull e Vila Secchi. Ainda no campo dos Prados, a partir das 9h45, Juventus e Expresso do Juventus fazem um clássico na briga pela vaga na segunda fase. O ganhador enfrentará o vencedor do duelo entre Nova Itapira e Itamaracá, que se encontram às 8h30, no campo Pedro Bagini (Lazer). Um destes quatro times garantirá vaga no Grupo 2 da Terceira Divisão, que já tem Unidos da Bahia, Nacional, Olimpikus e Unidos de Eleutério.

No Pedro Bagini, também no dia 10, tem Jardim Raquel x Nova Geração. O ganhador deste duelo terá pela frente a Escola de Futebol Batista na segunda fase e o ganhador do confronto final da chave irá para o Grupo 3 da Terceirinha, que já conta com Aglomerados, Botafogo, Bela Vista e Ponte Nova. Já no campo Alcides Lauri (Boa Esperança), Tigres e Itapira City se enfrentam para definir quem enfrenta o Rosário Central na segunda fase. O ganhador do duelo irá para o Grupo 4, que tem Real Madri, Porto, União da Boa Esperança e Beira Rio.

TABELA DA SELETIVA PARA A TERCEIRA DIVISÃO DE 2019

PRIMEIRA FASE ELIMINATÓRIA
10 de março de 2019

Jogo 1 8h30 Magnatas X Good Jesus Campo dos Prados
Jogo 2 9h45 Juventus X Expresso do Juventus Campo dos Prados
Jogo 3 8h30 Nova Itapira X Itamaracá Pedro Bagini
Jogo 4 9h45 Jardim Raquel X Nova Geração Pedro Bagini
Jogo 5 9h00 Tigres X Itapira City Boa Esperança

SEGUNDA FASE ELIMINATÓRIA
17 de março de 2019

Jogo 6 8h30 Fantásticos X Venc. Jogo 1 Campo dos Prados
Jogo 7 9h45 Venc. Jogo 2 X Venc. Jogo 3 Campo dos Prados
Jogo 8 8h30 Escola Batista X Venc. Jogo 4 Pedro Bagini
Jogo 9 9h45 Venc. Jogo 5 X Rosário Central Pedro Bagini

GRUPOS DA TERCEIRA DIVISÃO DA COPA ITAPIRA 2019

GRUPO 1

ATLÉTICO PONTE NOVA
NOSSO TETO
RED BULL
VILA SECCHI
VENCEDOR DO JOGO 6

GRUPO 2

UNIDOS DA BAHIA
NACIONAL
OLIMPIKUS
UNIDOS DE ELEUTÉRIO
VENCEDOR DO JOGO 7

GRUPO 3

AGLOMERADOS
BOTAFOGO
BELA VISTA
PONTE NOVA
VENCEDOR DO JOGO 8

GRUPO 4

REAL MADRID
PORTO
UNIÃO DA BOA ESPERANÇA
BEIRA RIO
VENCEDOR DO JOGO 9

Novo torneio reunirá os eliminados da Seletiva 2019

A SEL anunciou durante o Conselho Técnico que será criado um torneio que contará com os eliminados da Seletiva de 2019. Como a competição reúne 13 clubes e quatro deles terão vaga na Terceira Divisão deste ano, os nove desclassificados jogarão este campeonato, que ainda não tem nome definido. Certo é que os clubes já sabem como será a configuração e os objetivos do certame.

Serão duas chaves. No Grupo 1, estarão os cinco eliminados entre os times que ficaram entre a posição 1 e 7 no sorteio da Seletiva. Ou seja, Fantásticos, Magnatas, Good Jesus, Juventus, Expresso do Juventus, Nova Itapira e Itamaracá. Dois destes times jogarão a Terceirinha e os cinco eliminados jogarão o Torneio. Do outro lado, Escola Batista, Jardim Raquel, Nova Geração, Tigres, Itapira City e Rosário Central terão dois na Terceirinha e quatro no Torneio.

Na primeira fase, os cinco times do Grupo 1 se enfrentam no sistema ‘todos contra todos’, garantindo quatro partidas para cada agremiação. O quinto colocado será eliminado e os quatro primeiros jogarão o mata-mata. No Grupo 2, também haverá o sistema ‘todos contra todos’, porém, com quatro integrantes, serão três jogos para cada time. Na fase de mata-mata, o primeiro colocado do Grupo 1 enfrentará o quarto do Grupo 2, o segundo do Grupo 1 jogará contra o terceiro do Grupo 2, o terceiro do Grupo 1 desafiará o segundo do Grupo 2 e o quarto do Grupo 1 terá pela frente o líder do Grupo 2. Os confrontos serão em jogo único e, após as quartas e semifinais, os finalistas garantirão o acesso para a Terceira Divisão de 2020.

Vale destacar que, neste ano, apenas dois times cairão da Terceira Divisão. Estes rebaixados jogarão o Torneio em 2020. Ou seja, não haverá mais Seletiva a partir do ano que vem. Os sete clubes que não chegarem à final do Torneio e os dois rebaixados da Terceirinha, terão vaga garantida no Torneio de 2020. Em suma, este Torneio servirá como espécie de Quarta Divisão, garantindo sempre duas vagas para a Terceira Divisão do ano seguinte. Por outro lado, novas equipes só serão aceitas caso tenham seis meses ou mais de formação, critério que será adotado para evitar que clubes sejam formados apenas às vésperas das competições. A fiscalização do período de atividade será feita através do período em que o clube esteja com diretoria formada e pegando autorização para uso dos campos municipais junto à SEL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *