Mogi Mirim terá 1ª competição oficial de natação

A Free Play/Sejel terá mais uma temporada recheada de desafios. E estamos falando de um ano especial, em que a academia celebra seus 25 anos de atividade. Como presente, em 2019, os mogimirianos não irão apenas brigar por medalhas e índices em competições de nível regional, estadual e nacional.

A grande novidade para esta temporada é que Mogi Mirim será sede de uma das edições. O esforço, que contou com forças como a Free Play, o Clube Mogiano e a Prefeitura, através da Secretaria de Juventude Esporte e Lazer (Sejel), fará com que, justamente no ano de 250º aniversário, a cidade sedie um evento deste porte. De acordo com a agenda da FAP, a competição será no dia 30 de março, com atletas das categorias petiz a sênior.

O torneio será uma das atrações esportivas do calendário oficial pelos 250 anos de Mogi Mirim e acontecerá na piscina de 50 metros do Clube Mogiano. O local recebeu a homologação após passar por reformas, visando exatamente a recepção de eventos intermunicipais. O presidente do Clube Mogiano, Antonio Fernando Zeni Júnior afirmou que, desde o início da sua gestão, em 2017, foi informado pelo Diretor de Esportes e pelos profissionais da área que a piscina olímpica não atendia os padrões necessários para ser considerada oficial e sediar etapas de campeonatos.

“Como era uma obra não tão complexa de ser realizada, planejamos sua execução para o período de baixas temperaturas no ano passado, junto à manutenção preventiva. Recentemente, fizemos as adequações finais e conseguimos a homologação junto à Federação, o que nos dá muito orgulho, visto que conseguiremos abrigar etapas de campeonatos oficiais, um grande avanço esportivo não só para o Clube Mogiano, mas para a cidade de Mogi Mirim também”, afirmou.

O diretor de esportes, Maurício Tavares, também falou sobre o tema. Explicou que as obras tiveram início em agosto de 2018 e que, após a conclusão, a vistoria foi agendada para o início deste ano. “Na minha visão é uma excelente notícia para os associados praticantes da modalidade e um ganho para a cidade, que poderá acompanhar um evento com a chancela da Federação. Espero que este evento abra novos caminhos para a natação do clube e da cidade”, afirmou Maurício.

O chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Guto Urbini, também celebrou a realização do torneio regional em Mogi Mirim. Ele ressaltou a formação da Comissão de Festejos pelos 250 anos da cidade e que vários eventos, de diversas naturezas, serão realizados em 2019. “É claro que o esporte não pode ficar de fora”, exclamou. Urbini frisou a importância do evento que ocorrerá no Clube Mogiano, em mais um passo dentro da parceria de anos que a administração municipal tem com a Free Play.

“Uma parceria sempre vitoriosa, com a competência do Ricardo (Martiniano) e seus atletas. A cidade conseguiu trazer esta competição regional de natação, que terá todo o apoio do prefeito Carlos Nelson (Bueno), da Prefeitura, da Sejel e que, cm certeza, será um sucesso”, afirmou. Coordenador da equipe Free Play e nomeado pelo membro do Conselho de Alto Rendimento da FAP, Ricardo celebrou a conquista, que traçará um novo marco na história do esporte de Mogi Mirim, principalmente, ao que diz respeito à natação.

“Pela primeira vez a cidade terá uma competição oficial de natação. Isso é bom para a equipe, bom para a academia, bom para o clube, bom para a Prefeitura e bom para o município. É bom para todo mundo. O torneio regional vai abrir as portas para alçar voos maiores no futuro, e, quem sabe, uma parceria para termos campeonatos de maior porte aqui dentro”, destacou.

Nas próximas semanas, a própria FAP deve divulgar mais detalhes sobre a competição, bem como o nome oficial que será dado nesta edição de estreia. Vale ressaltar ainda que a definição total do calendário ainda depende da decisão da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) sobre a promoção dos campeonatos brasileiros de inverno. Porém, já há uma previsão dos torneios regionais do primeiro semestres, organizados pela Federação Aquática Paulista (FAP).