Copa Zona Leste define grupos, tabela e ações sociais

Neste mês de março terá início a trajetória de um campeonato que tem tudo para ficar. A Copa Zona Leste reunirá 12 agremiações de uma das regiões mais populosas de Mogi Mirim. A disputa terá início no dia 24 de março e seguirá até 5 de maio. Organizada pela Associação Esportiva da Vila Dias, a competição conta com o apoio da Santa Casa de Misericórdia, em uma parceria que visa o crescimento do futebol amador da cidade e a ajuda social ao único hospital com atendimento público de Mogi Mirim.

A parceria foi consolidada no dia 6 de fevereiro, com a realização do sorteio dos grupos no auditório da Santa Casa. Representantes das 12 equipes estiveram no local, assim como dirigentes organizadores e representantes da instituição de saúde. Ficou definido que, na primeira fase, os 12 clubes ficarão divididos em quatro chaves com três equipes em casa. Os times se enfrentam em turno único e os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final.

GRUPO 1
MENINOS DA LESTE
LARANJEIRAS
FÚRIA

GRUPO 2
AREIÃO
OURO PRETO
MASTER VILA DIAS

GRUPO 3
RED BULL
STAR
VILA DIAS

GRUPO 4
MIRANTE
VILA CHAIB
JARDIM EUROPA

Cada rodada da fase de grupos terá quatro partidas, sendo uma de cada chave. No dia 24 de março, um domingo, a rodada inaugural contará com a abertura oficial às 8h00, com Meninos da Leste x Laranjeiras. Areião x Ouro Preto (10h00), Red Bull x Star (13h30) e Mirante x Vila Chaib (15h30) completam a rodada.

No dia 31 de março, será a vez de Vila Chaib e Jardim Europa abrirem o domingo de futebol na Zona Leste, às 8h00. A partir das 10h00, a Vila Dias encara o Star. Depois, tem Ouro Preto x Master Vila Dias (13h30) e Laranjeiras x Fúria (16h00). No dia 7 de abril, a primeira fase será encerrada com Master Vila Dias x Areião, às 8h00. A partir das 10h00, o Fúria encara o Meninos da Leste. Depois, o Jardim Europa encara o Mirante e, para fechar, às 16h00, tem Vila Dias x Red Bull.

As quartas de final estão programadas para acontecer no dia 14 de abril e as semifinais no dia 28 de abril. A decisão foi agendada para o dia 5 de maio. Todas as partidas acontecem no estádio Maria Paula Bueno, na Vila Dias. Na fase final, os jogos são únicos e sem a vantagem do empate para nenhuma equipe. Em caso de igualdade no tempo normal, o vencedor da série será conhecido na disputa de pênaltis.

RECONHECIMENTO

A Copa Zona Leste é fruto do trabalho de figuras da região e conta entre os vários organizadores com nomes como Galileu Araújo, da Vila Dias, Ivan Kotsura, do Vila Chaib e Rafael Karkaça, do Fúria. Além da promoção de um campeonato que envolva os clubes da região, há a ideia de render homenagens a nomes históricos. O torneio terá como patrono Pedro Pereira da Silva, o Pedrinho. Presidente de honra da Associação Vila Dias, ele é um dos nomes mais importantes da história do clube vermelho e branco. Ainda serão lembrados o zagueiro Humberto Brasi Filho, o Beto, zagueiro da Vila na Copa Cinquentão e que, beirando os 70 anos, segue como um dos expoentes dos sistemas defensivos no futebol master local. Não à toa, o troféu de defesa menos vazada levará o seu nome. Já o troféu de artilheiro terá o nome de Edson Alves Moreira, o Edinho, eu também defendeu a Vila Dias no Cinquentão, sendo campeão do torneio em 2016. Ele faleceu em dezembro do ano passado.

SANTA CASA

Parceira na organização da Copa Zona Leste, a Santa Casa de Mogi Mirim, que passa constantemente por problemas financeiros, será beneficiada com ações sociais. A taxa de inscrição custará produtos que deverão ser doados pelas equipes à instituição. A proposta é de que cada clube doe um mínimo de R$ 50 em alimentos ou produtos de limpeza.

As punições em casos de cartões amarelos e vermelhos também serão revertidas para o hospital. Cada amarelo incidirá em multa de um litro de leite e cada vermelho cistará cinco litros de leite. A ideia é que sejam instalados postos de arrecadação no estádio Maria Paula para que os torcedores façam as duas doações à Santa Casa. Vale destacar ainda que, em dinheiro, os clubes terão que arcar apenas com a taxa de arbitragem antes dos jogos, que ficou definida em R$ 65 por equipe em cada duelo.

Next Post

Guaçu Snake’s conhece tabela do Paulista

qua fev 27 , 2019
O futebol americano de Mogi Guaçu terá mais uma temporada agitada. O Guaçu Snake’s River confirmou a participação no Campeonato Paulista de Flag, competição organizada pela APFA (Associação Pró-Futebol Americano). Os guaçuanos farão a estreia em casa, no dia 14 de abril. Em um domingo, a partir das 15h00, a […]