Mogi Mirim sedia no dia 30 seu primeiro torneio oficial de natação

Compartilha!!!

A relação de Mogi Mirim com a natação é maior do que muitos imaginam. Do trabalho desenvolvido pela Academia Free Play, que completa 25 anos de atividades em outubro deste ano, centenas de crianças se tornaram nadadoras. A maioria, como é habitual, se transformaram em bons cidadãos e conhecedores da importância do esporte para uma vida saudável. Outros transformaram a modalidade em seu ofício.

Neste período de sucesso, os patrocinadores sempre foram vitais. O Colégio COC Conectado, Gonçalves Avenida Society, Ótica Líder, VSwim, Sucos Alvorada e Gran Plus estão entre os apoiadores do projeto. Há ainda parcerias, como com a Prefeitura Municipal, que já dura 14 anos e com o Clube Mogiano, que cede as suas piscinas para o treinamento da equipe. A relação profissional com a Federação Aquática Paulista (FAP) e com a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) também faz parte deste processo que alcança um de seus momentos mais altos no próximo dia 30 de março.

No último sábado deste mês, Mogi Mirim sediará a sua primeira competição oficial de natação. O Torneio Regional Petiz a Sênior é uma realização da FAP em parceria com o Clube Mogiano (sede do evento), a Prefeitura e a Free Play. A entrada é gratuita. O campeonato integra a agenda oficial de comemorações pelos 250 anos que Mogi Mirim comemora neste ano, no dia 22 de outubro e pelos 25 anos da Academia Free Play.

Também é um momento de celebração pela homologação da piscina do Clube Mogiano, que, através de seu presidente, Antônio Fernando Zeni Júnior, e toda a diretoria, fizeram um grande esforço para que o local estivesse em condições de sediar um evento oficial. As conversas sobre a realização do torneio começaram de forma efetiva em 2018, apesar de ser um sonho ainda mais antigo. Em agosto do ano passado, teve início a reforma da piscina do clube, com correções de medidas. Em janeiro, foi realizada a vistoria dos técnicos da FAP e o local foi liberado para competições oficiais, sendo incluso, na sequência, no calendário de 2019 da Federação Aquática Paulista.

 

FEDERAÇÃO

 

Responsável pela natação em São Paulo, a FAP é a sucessora legal da antiga Federação Paulista de Natação. A entidade também cuida de outros quatro esportes olímpicos no estado: nado sincronizado, pólo aquático, saltos ornamentais e maratonas aquáticas. Em novembro de 2017, Marcelo Luiz Biazoli, de Jaboticabal, foi eleito o presidente da entidade, sucedendo Miguel Carlos Cagnoni, que assumiu a presidência da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).

Sempre importante no cenário nacional, a natação paulista vive um momento de alta. E é exatamente neste contexto que Mogi Mirim começa a integrar o calendário. Biazoli enalteceu a função da FAP de realizar e apoiar as novas práticas de esportes competitivos, mas destacou o papel de protagonismo da natação e elogiou o trabalho desenvolvido em Mogi Mirim.

“O Ricardo (Martiniano) é um pessoa de muito respeito não só na cidade, mas também no estado de São Paulo inteiro, por aquilo que ele conquistou nos últimos anos. Ele é um parceiro efetivo da Federação, há muitos anos é conselheiro da Federação e é um orgulho muito grande poder levar um evento para Mogi Mirim” frisou Biazoli. O presidente destacou o Clube Mogiano como uma das novas praças esportivas na agenda da FAP e que a ideia é criar um vínculo duradouro com a cidade.

“A ideia é poder construir um futuro melhor para os eventos que vem aí. O primeiro passo é um regional e eu disse que faria questão de estar presente. O Ricardo é uma pessoa que batalha muito e tenho uma consideração e respeito muito grande por ele. O grande foco no futuro é levar um campeonato paulista para Mogi Mirim”, confessou.

 

A COMPETIÇÃO

O Torneio Regional reunirá equipes e atletas da 2ª Região da FAP. Cidades como Campinas, Limeira, Indaiatuba, Itatiba, Araras, Itu, Santa Bárbara d’Oeste, Americana, São João da Boa Vista, Valinhos e Jundiaí estão entre as integrantes da região, uma das mais fortes do Estado. Na última competição regional com atletas de petiz a sênior, 471 atletas de 19 equipes estiveram em Limeira. A expectativa é de que o número seja semelhante e que o Clube Mogiano respire muita natação.

O prazo para inscrições terminou na sexta-feira, dia 22 de março. O regulamento completo já foi publicado no site da FAP (www.aquaticapaulista.org.br). Serão realizadas provas na piscina de 50 metros e oito raias do Recanto. Pela manhã, o aquecimento será a partir das 6h30 e às 7h45 acontece a solenidade oficial de abertura, com as provas agendadas para começar às 8h00. Na parte da tarde, o aquecimento vai das 13h20 às 14h20, com o início marcado para as 14h30.

Mesmo com a divisão em duas etapas, todas as provas serão tratadas como ‘finais’, sem séries eliminatórias. No total, serão 44 disputas. Na primeira etapa (manhã) serão realizadas 26 provas, divididas sempre em versões femininas e depois masculinas. No período da tarde acontecem mais 18 provas, seguindo a mesma linha de primeiro uma disputa feminina e depois a masculina.

 

PROGRAMA DE PROVAS DO TORNEIO REGIONAL PETIZ A SÊNIOR DE MOGI MIRIM

 

PRIMEIRA ETAPA – INÍCIO 8h00

 

50 METROS LIVRES               PARANATAÇÃO – MULTICLASSES    FEM. E MASC.

400 METROS LIVRES              PETIZ À SÊNIOR                                FEM. E MASC.

50 METROS BORBOLETA       JÚNIOR/SÊNIOR                                FEM. E MASC.

100 METROS LIVRES              PARANATAÇÃO – MULTICLASSES     FEM. E MASC.

200 METROS COSTAS                        PETIZ 2 À SÊNIOR                             FEM. E MASC.

200 METROS MEDLEY                        PETIZ À SÊNIOR                                FEM. E MASC.

200 METROS LIVRE                PARANATAÇÃO MULTICLASSES       FEM. E MASC.

100 METROS LIVRE                PETIZ À SÊNIOR                                FEM. E MASC.

200 METROS BORBOLETA     PETIZ II À SÊNIOR                             FEM. E MASC.

50 METROS COSTAS              JÚNIOR / SÊNIOR                              FEM. E MASC.

100 METROS PEITO                PETIZ À SÊNIOR                                FEM. E MASC.

REV 4X100 ESTILOS               ABSOLUTO                                         FEM. E MASC.

800 METROS LIVRES              PETIZ II À SÊNIOR                             FEM. E MASC.

 

SEGUNDA ETAPA – INÍCIO 14h30

 

400 METROS MEDLEY            INFANTIL À SÊNIOR                           FEM. E MASC.

200 METROS LIVRES              PETIZ À SÊNIOR                                FEM. E MASC.

50 METROS PEITO                 JÚNIOR / SÊNIOR                              FEM. E MASC.

100 METROS BORBOLETA     PETIZ À SÊNIOR                                FEM. E MASC.

50 METROS LIVRES               PETIZ À SÊNIOR                                FEM. E MASC.

100 METROS COSTAS            PETIZ À SÊNIOR                                FEM. E MASC.

200 METROS PEITO                PETIZ II À SÊNIOR                             FEM. E MASC.

REV 4X100 LIVRES                 ABSOLUTO                                         FEM. E MASC.

1.500 METROS LIVRES           INFANTIL À SÊNIOR                           FEM. E MASC.

 

Os atletas seguirão os critérios definidos para 2019 de categorias, que tem como base a data de nascimento. No total, o Torneio de Mogi Mirim terá 10 categorias em disputa: Petiz 1 (nascidos em 2008), Petiz 2 (2007), Infantil 1 (2006), Infantil 2 (2005), Juvenil 1 (2004), Juvenil 2 (2003), Júnior 1 (2002), Júnior 2 (2001/2000), sênior (1999 em diante) e Paranatação (2006 em diante). Para os paratletas, serão três provas, todas no sistema multiclasses, ou seja, nadadores de diferentes classes funcionais nadarão conjuntamente.

Importante ressaltar que somente poderão participar da competição, atletas e paratletas devidamente regularizados na FAP. Ao final das provas, serão premiados os três primeiros colocados em cada prova das categorias Petiz 1, Petiz 2, Infantil 1, Infantil 2, Juvenil 1, Juvenil 2, Júnior 1, Júnior 2 e Sênior.

 

FREE PLAY

Representante da cidade-sede do torneio pela primeira vez, a Free Play/Sejel contará com inúmeros ‘pratas da casa’. No total, a equipe tem 37 atletas inscritos para a competição, sendo oito na sênior, três na júnior, 14 na juvenil, cinco na infantil, seis na petiz e uma na paranatação. Na categoria sênior, destaque para os irmãos Conrado Coradi Lino e Tomas Coradi Lino. A dupla esteve, inclusive, no ranking mundial da FINA (Federação Internacional de Natação), durante o ano de 2018. Bárbara Cecato Barboza, Fernando Proni Duran, Murilo Cecato Barboza, Márcio Eduardo Godoy Gonçalves, Tatiana Zago Adorno e Yuri Tosta também fazem parte da categoria.

Sílvio Rafael da Silva Júnior, Gustavo Francatto Silva e Vinicius Chaves de Campos integram a Júnior 2. A categoria juvenil é a que possui o maior número de atletas registrados. Beatriz Aparecida Montagnoli, Caio Francatto Laudares, Breno Baumann Poli, José Augusto Guarnieri Coser, Pedro Augusto Rodrigues de Mello Araújo, Samuel Ferla Iamarino e Victor Vitório de Oliveira Murillo são os integrantes da juvenil 2. Já Daniel de Oliveira Silva, Davi Hoffmann de Lima, Isadora Cristina Serafim, Leonardo Toledo Adorno, Luiz Carlos da Silva Bordinhão, Lívia Vicensotti e Mellory Keith Garcia brigarão por medalhas na juvenil 1.

A categoria infantil 2 conta com Artur Luiz Alvarenga de Oliveira, Gabriel Rodrigues de Mello Araújo, Joaquim Marques Bassinello, Lucas Sabino Guilherme e Melissa D’Orazio de Almeida. Já entre os menores, Davi José Bertuolo Vitoreti, Gabriel Longatto Pacchioni, Isadora Congentino Nicolini e Victória dos Santos Marcondes estão na petiz 2. Os atletas mais jovens da Free Play no torneio serão os da categoria Petiz 1, que conta com Lucas Morari Donegá e Ana Luiza Pelincer Brittes.

Para fechar a lista, a equipe também contará com Roberta Congentino entre as paratletas. Os mogimirianos ainda nadarão quatro provas de revezamento. Os atletas estão na busca por medalhas coletivas nos 4×100 metros medley feminino e masculino (neste gênero, com duas equipes) e nos 4×100 metros livres feminino e masculino (também com duas equipes). No total, serão 136 provas da Free Play no Clube Mogiano. A equipe é comandada por Ricardo Antônio Martiniano e Susana Martiniano, que além de fundadores da Free Play, são associados do Clube Mogiano. Confira abaixo a relação de provas individuais dos atletas de Mogi Mirim na competição deste sábado.

 

OS ATLETAS DA FREE PLAY NO TORNEIO DO CLUBE MOGIANO

 

ANA LUIZA PELINCER BRITTES                  50 e 100 livres

ARTUR LUIZ ALVARENGA DE OLIVEIRA  50 e 100 livres

BEATRIZ APARECIDA MONTAGNOLI        50 e 100 livres

BRENO BAUMANN POLI                                50, 100 e 200 livres e 100 borboleta

BÁRBARA CECATO BARBOZA                    200 peito, 200 borboleta, 400 medley, 400 e 1.500 livres

CAIO FRANCATTO LAUDARES                   100 borboleta, 200 peito, 200 costas e 200 e 400 medley

CONRADO CORADI LINO                             100 borboleta, 100 livres e 200 e 400 medley

DANIEL DE OLIVEIRA SILVA                         50, 200 e 1.500 livres e 100 e 200 borboleta

DAVI HOFFMANN DE LIMA                           50 e 200 livres e 200 peito

DAVI JOSÉ BERTUOLO VITORETI             50 e 100 livres

FERNANDO PRONI DURAN                         50 livres

GABRIEL LONGATTO PACCHIONI             50 e 200 livres e 200 medley

GABRIEL R. DE MELLO ARAÚJO                200, 400 e 1.500 livres, 200 medley e 200 peito

GUSTAVO FRANCATTO SILVA                   200, 400, 800 e 1.500 livres

ISADORA CONGENTINO NICOLINI            50 e 100 livres

ISADORA CRISTINA SERAFIM                     50 e 100 livres e 100 e 200 peito

JOAQUIM MARQUES BASSINELLO            50 e 100 livres e 100 borboleta

JOSÉ AUGUSTO GUARNIERI COSER       100, 200, 400 e 800 livres

LEONARDO TOLEDO ADORNO                 50 e 100 livres, 100 borboleta e 200 medley

LUCAS MORARI DONEGÁ                            100 e 400 livres, 100 borboleta e 200 medley

LUCAS SABINO GUILHERME                       50 livres, 100 e 200 borboleta e 200 medley

LUIZ CARLOS DA SILVA BORDINHÃO      50 e 100 livres

LÍVIA VICENSOTTI                                           100 e 200 borboleta e 200 e 400 medley

MELISSA D´ORAZIO DE ALMEIDA              50 e 100 livres

MELLORY KEITH GARCIA                             50, 100 e 200 livres, 100 peito e 200 peito e 100 borboleta

MURILO CECATO BARBOZA                       50, 100 e 200 peito e 200 medley

MÁRCIO E. GODOY GONÇALVES              50 e 100 livres

PEDRO A. R. DE MELLO ARAÚJO               50 e 100 livres e 100 e 200 borboleta

ROBERTA CONGENTINO                             50 e 100 livres

SAMUEL FERLA IAMARINO                          50, 100 e 200 livres e 100 e 200 peito

SÍLVIO RAFAEL DA SILVA JÚNIOR             50, 100 e 200 peito e 200 costas

TATIANA ZAGO ADORNO                             50 e 100 livres e 50 e 100 costas

TOMAS CORADI LINO                                    50 borboleta, 50 e 100 costas e 100 livres

VICTOR V. DE OLIVEIRA MURILLO            200 medley e 200, 400 e 800 livres

VICTÓRIA DO SANTOS MARCONDES      50 e 100 livres e 100 borboleta

VINICIUS CHAVES DE CAMPOS                  50 livres, 50 e 100 borboleta e 200 medley

YURI TOSTA                                                      50 livres, 50 e 100 costas e 200 medley

 

 

Post Author: Lucas Valério

Avatar